Sustentabilidade, cultura e comunicação: triplo desafio para as organizações
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7547Palavras-chave:
Sustentabilidade, cultura organizacional, comunicaçãoResumo
Este artigo analisa a emergência e a consolidação da sustentabilidade como novo paradigma da cultura das grandes organizações do mercado, sob o prisma das ciências da comunicação. Será que a sustentabilidade está se constituindo em nova forma de atuação do capital empreendida por seu principal agente, as empresas globais, ou se restringe a mais uma estratégia de dominação simbólica empreendida por elas? Metodologicamente parte-se de um esquema dialético, pois apresentamos a tese do mercado sobre o tema, em seguida a de autores críticos a essas estratégias do mercado e, por fim, apresentamos a nossa contribuição ao abordar a dimensão cultural das categorias Desenvolvimento e Sustentabilidade no contexto das organizações, buscando compreender como a comunicação participa desse processo, além de citar exemplos da realidade da região sudeste do Pará – Amazônia.Downloads
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