Quem lê tanta notícia? O jovem universitário e o jornal impresso
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6320Palavras-chave:
Jornal impresso, mídia, modos de endereçamentoResumo
O artigo apresenta um estudo sobre uma possível relação de um elenco de valores e problemas, apresentados por jovens universitários, com os temas veiculados pelo jornal impresso. Destaca a tematização em torno de campos de problematização moral, enfatizando que o jornal impresso articula diversos temas em torno de seu público leitor, configurando uma situação circular em que o jornal procura atender ao anseio de um determinado público, ao mesmo tempo em que o leitor busca determinado jornal por sua linha editorial. A opinião do jovem universitário é constituída a partir de um processo individual de reelaboração e de um repertório formado por fontes de diferentes procedências, de posições e contraposições.Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.
BARTHES, Roland. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARROS FILHO, Clóvis. Agenda Setting e educação. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 51, p. 27-33, jan./abr. 1996.
CALDAS, Álvaro. (Org). Deu no jornal. São Paulo: Loyola, 2002.
COLLARO, Antônio Celso. Projeto Gráfico: Teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 1987.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 2001.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.7-76.
ERBOLATO, Mario. Jornalismo Gráfico. São Paulo: Loyola, 1981.
FERREIRA JUNIOR, José. Capas de jornal, a primeira imagem e o especo gráfico-visual. São Paulo: SENAC, 2003.
LAGE, Nilton. Linguagem jornalística. São Paulo: Ática, 1993.
LEITE, Miriam Moreira Leite. Texto visual e texto verbal. In Bianco, B.F. e LEITE, M. (Org.). Desafios da Imagem.
Campinas: Papirus 1998, p. 37-49.
MAMEDE-NEVES, Maria Aparecida Campos e outros. Em busca de uma metodologia para a análise da mídia escrita. Lumina: FaCom, UFJF, n. 10-11, Jan/Dez. 2003.
MAMEDE-NEVES, Maria Aparecida Campos;. WILMER, Celso; PEDROSA; Stella Maria Peixoto de Azevedo. Campos de problematização moral do jovem. Psicopedagogia: Revista da ABPp, n. 63. São Paulo: ABPp, 2003.
MAMEDE-NEVES, Maria Aparecida Campos; VIDAL, Fernando; WILMER, Celso. Problemas e valores apontados por jovens universitários pertencentes a “sociedades emergentes”: um estudo sobre a Barra da Tijuca. Revista de comunicação, cultura e política, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, jul/dez. 2003.
MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida Campos; PEDROSA, Stella Maria Peixoto; FIGUEIREDO, Ana Valéria. Jovem jornal: ecos de uma pesquisa. Rio de Janeiro: 2007.
MERTON, Robert e LAZERSFELD, Paul. Comunicação de massa, gosto popular e organização da ação social. In COSTA LIMA, Luiz. Teoria da comunicação de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 105-131.
PEDROSA, Stella Maria Peixoto Azevedo e MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida Campos. Juventude, cultura e comunicação. Contemporânea, Salvador, v. 2, n. 1, p. 173-194, jun. 2004.
PUIG, Josep Maria. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.
______. Construcción dialógica de la personalidad moral. Revista Iberoamericana de Educación, n. 8, 1995. Disponível em: www.campus-oei.org/oeivirt/rie08a04.pdf Acesso em: 6 nov. 2002.
SANTAELLA, Lucia; WINFRIELD, Noth. Imagem – cognição, semiótica, mídia São Paulo: Iluminuras, 2001.
SILVA, Rafaela Souza. Diagramação - o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985.
SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco - um ensaio sobre a cultura de massa no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
VILLAS-BOAS, André. O Que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.