Filosofia e comunicação na era dos horizontes virtuais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5472Palavras-chave:
Comunicação, filosofia, virtualResumo
Quando passamos por lugares já conhecidos, o mapa destes territórios precede a vivência, ao tomar a forma virtual em nossa mente. Quando olhamos a linha do horizonte não vemos nada além, mas um mapa imaginário pode se formar em nossa mente, indicando a virtualidade de algo que potencialmente existe, mas sem estar atualizado. Assim, dadas as circunstâncias da percepção, é possível afirmar que estamos também numa era de horizontes virtuais.
Downloads
Referências
BADIOU, A. Deleuze, o clamor do ser. Rio de Janeiro: JZE, 1997.
MARÍAS, J. In: ORTEGA y GASSET, J. La rebelión de las masas. Madrid: Espasa Calpe, 1993.
NIETZSCHE, F-W. O livro do filósofo. Porto (Portugal). Ed. Rés, 1995.
RIMBAUD, A. Prosas e iluminaciones. Barcelona: Ediciones, 29, 1992.
VIRILO, P. A arte do motor. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.