Televisão e quadros de sentido: o trabalho de enquadramento em progra mas de entrevista
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5303Palavras-chave:
Interação comunicativa, Quadros de significado, Análise de conversaçãoResumo
Estudo de três programas televisivos, Programa do Jô, Mais Você e Boa Noite Brasil, que contaram com a participação de Fernanda Karina, personagem do escândalo político do “mensalão”. A análise dos programas mostra mudanças de enquadramento: de acordo com o perfil do programa e do entrevistador, a entrevistada é inserida em diferentes quadros de sentido, que ressaltam diferentes facetas e indicam a presença da distinção no seio da mídia.Downloads
Referências
COULON, Alain. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.
FRANÇA, Vera. Interações comunicativas: a matriz conceitual de G.H. Mead. In: PRIMO, Alex et al (Org.). Comunicação e interações. Porto Alegre: Sulina, 2008.
______& ALMEIDA, Marco Antonio. O caso Fernanda Karina: As Potencialidades do Acontecimento. TRAJECTOS. Revista de comunicação, cultura educação, Lisboa, v. 10, p. 49-67, 2007.
GARFINKEL, Harold. Studies in ethnomethodology. Englewood Cliffs New Jersey: Prentice Hall, 1967.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1995.
______. Les cadres de l’expérience. Paris: Minuit, 1991.
HERITAGE, John C. Etnometodologia. In: Guiddens, A. & Turner, J. (Org). Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999.
MARCUSHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1991.
MATTELART, Armand & MATTELART, Michelle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
MEAD, George-Herbert. L’esprit, le soi et la societé. Paris: PUF, 2006.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2005.
QUÉRÉ, Louis. La structure de l’expérience publique d’un point de vue pragmatiste. In: CEFAÏ, D. &JOSEPH, I. (Orgs). L’héritage du pragmatisme. Conflits d’urbanité et épreuves de civisme. Paris: Ed Aubes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.