Jornalismo ativista e ideologia irracionalista no capitalismo comunicativo

elementos para um debate marxista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45655

Palavras-chave:

jornalismo, irracionalismo, ativismo, marxismo, capital.

Resumo

Difunde-se amplamente no Brasil um jornalismo ativista voltado para a reflexividade e a subjetividade, exaltando as diferenças e as identidades. Este artigo visa questionar criticamente os pressupostos que sustentam essa perspectiva, identificando nela traços de uma ideologia irracionalista. Percebe-se que a aceitação da imediaticidade, a supressão da dialética aparência/essência, a recusa da categoria de totalidade no plano filosófico e teórico, e a semiologização da realidade social são parte do caldo epistemológico que motiva grandes setores desse pensamento subjetivista do jornalismo. Além disso, os resultados apontam que há uma proximidade, mais ou menos reconhecida, com o capitalismo comunicativo.

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Biografia do Autor

Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), SP, Brasil, com estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP. Brasil. Professor adjunto do curso de Jornalismo, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, ES, Brasil.

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Rodrigues de Souza, R. B. (2024). Jornalismo ativista e ideologia irracionalista no capitalismo comunicativo: elementos para um debate marxista. Revista FAMECOS, 31(1), e45655. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45655