O poder do imaginário
como as imagens da cultura pop produzem o consumo de experiência na Comic Con Experience
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45008Palavras-chave:
consumo de experiência, cultura pop, imaginário coletivo.Resumo
O presente estudo deriva da etnografia da Comic Con Experience realizada pelo autor em sua tese. Nela, ele observou que este consumo ocorria graças à anterioridade afetiva, pois quanto maior era, mais os participantes suspendiam voluntariamente a descrença, maior sua imersão no evento e mais intensa a fruição consumida. A anterioridade afetiva era formada pelo conhecimento de elementos oriundos das narrativas da cultura pop e pelo afeto nutrido por eles antes do evento. Como estes elementos consistiam em imagens dotadas de sentidos compartilhados, entende-se que o imaginário coletivo tem papel fundamental no consumo de experiência da comic con. Diante desta observação, o artigo traz reflexões sobre a importância do imaginário coletivo, revelando que, como um vetor de comunhão, ele concatenava sentidos e afetos, organizando todo o ordenamento simbólico do evento, a cultura pop, e estabelecendo uma relação entre ela e a cultura visual.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antôniode P. Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,1997.
CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.
COLERIDGE, Samuel T. Biographia Literaria. In: Project Gutenberg. [S. l.], jul. 2004. E-book #6081. Última atualização jan. 2013. Disponível em: http://www.gutenberg.org/ebooks/6081. Acesso em: 21 abr. 2023.
COMIC-CON: 40 years of artists, writers, fans & friends. San Francisco: Chronicle Books LLC, 2009.
COSTA, Carolina B. Prática de Cosplay no Rio Grande do Sul: performance, ritual e sociabilidade. In: REBLIN, Iuri A.; SILVA, Rubem M. B.; ALMEIDA, Paulo F. T. (org.). Vamos falar sobre cultura pop? Leopoldina: Aspas, 2017. p. 197-223.
DA SILVA, Juremir M. Diferença e descobrimento: O que é o imaginário? [a hipótese do excedente de significação]. Porto Alegre: Sulina, 2017.
DAVIS, Fred. Yearning for yesterday: a sociology of nostalgia. New York: Free Press, 1979.
DURAND, Gilbert. O imaginário: Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 5. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2011.
FERNANDES, Cintia S.; TRAVANCAS, Paula R. Cultura pop e performance: jogos indenitários nos eventos de animê. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 54-75, 2018. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1560/pdf. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1560
FRAGOSO, Suely. Imersão em games narrativos. Galáxia, [s. l.], n. 28, p. 58-69, dez. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16692/15740. Acesso em: 17 set. 2022 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25542014216692
GOMES, Laura G. Fansites ou o “consumo da experiência” na mídia contemporânea. Horizontes Antropológicos, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 313-344, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/TmL6z3jXDBfyyLqNsmCtXBv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832007000200013
HADDAD, Helder; NUNES, Mônica. A experiência estética no consumo de coleções um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação. Signos do Consumo, [s. l.], v. 12, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3502/350262516009/html/. Acesso em: 19 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111
JAY, Martin. Introdution: Vision in context: reflections and refractions. In: BRENNAN, Teresa; JAY, M (ed.). Vision in context: historical and contemporary perspectives on sight. Nova York: Routledge, 1996.
KAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan./jun. 2006.
KEIGHTLEY, Emily; PICKERING, Michael. The Mnemonic Imagination: Remembering as Creative Practice. [S. l.]: Palgrave Macmillan Memory Studies, 2012. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137271549
LEAL, Ondina. F. A leitura social da novela das oito. Petrópolis: Ed. Vozes, 1986.
LEGROS, Patrick et al. Sociologia do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2014.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003.
MITCHELL, William J. T. Picture theory: essays on verbal and visual representation. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
MURRAY, Janet. Hamlet on the Holodeck: the future of narrative in cyberspace. Cambridge: MIT Press, 1998.
NUNES, Mônica. Cena Cosplay: breve narrativas de consumo e memória pelas capitais do sudeste brasileiro. In: NUNES, Mônica (org.). Cena Cosplay: comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 23-77.
NIEMEYER, Katherine. Media and Nostalgia: yearning for the past, present and future. Paris: Palgrave Macmillan, 2014. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137375889
PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 20, p. 377-391, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/n8ypMvZZ3rJyG3j9QpMyJ9m/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-71832014000200015
PEREIRA, Cláudia; SICILIANO, Tatiana; ROCHA, Everardo. “Consumo de experiência” e “experiência de consumo”: Uma discussão conceitual. LOGOS, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 6-17, 2015. DOI: https://doi.org/10.12957/logos.2015.19523
REBLIN, Iuri A.; SILVA, Rúbem M. B.; ALMEIDA, Paulo F. T. Apresentação. In: REBLIN, Iuri A.; SILVA, Rúbem M. B.; ALMEIDA, Paulo F. T (org.). Vamos falar sobre cultura pop? Leopoldina: Aspas, 2017. p. 7-11.
ROCHA, Gilmar. A imaginação e a cultura. Teoria e Cultura, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 167-187, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12277. Acesso em: 19 mar.2022.
ROSSINI, Veneza V. M. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção). In: ENCONTRO DA COMPÓS, 19., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica, 2010. p. 1-16.
SARDO, Delfim. O Exercício Experimental da Liberdade. 2012. 456 f. Tese (Doutorado em Arte Contemporânea) – Universidade de Coimbra, 2012. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/29784. Acesso em: 12 dez. 2020.
SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Organização e introdução de H. Wagner. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
SERBENA, Carlos A. Imaginário, ideologia e representação social. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 4, n. 52, p. 1-12, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1944/4434. Acesso em: 19 mar. 2022.
SIFUENTES, Liriam; ESCOSTEGUY, Ana Carolina P. O mapa das mediações comunicativas da cultura. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas sobre o método comunicacional. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.