Paris, mapa cinematográfico e território imaginário na obra de Eric Rohmer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44858

Palavras-chave:

Rohmer, Paris, enredo, flâneur, acaso

Resumo

Paris é o motor ficcional de muitos filmes de Eric Rohmer. Neste artigo estudaremos o dispositivo narrativo que Rohmer põe em movimento: do retrato rigoroso da cartografia da cidade à fabulação dos protagonistas flâneur. Veremos como o problema central do personagem rohmeriano é seu desejo de se tornar um herói de um romance onde muitas vezes não há sequer uma história. O estudo comparado com o cinema de Rivette e Feuillade nos dará as chaves para a construção visual e narrativa da obra de Rohmer.

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Biografia do Autor

Glòria Salvadó-Corretger, Universitat Pompeu Fabra (UPF), Barcelona, Espanha

Doutora em Comunicação pela Universitat Pompeu Fabra e professora do Departamento de Comunicação da mesma universidade. Membro do CINEMA, Grupo de Pesquisa Estética de Meios Audiovisuais (UPF), autor do livro Espectres del cinema portugués contemporani (2012) e coeditor de Poéticas del gesto en el cine europeo contemporáneo (2013). Publicou artigos em livros coletivos e revistas acadêmicas de âmbito internacional. Leciona na Licenciatura em Comunicação Audiovisual e no Mestrado em Estudos Contemporâneos de Cinema e Audiovisual da UPF.

Referências

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Salvadó-Corretger, G. (2023). Paris, mapa cinematográfico e território imaginário na obra de Eric Rohmer. Revista FAMECOS, 30(1), e44858. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44858

Edição

Seção

DOSSIÊ - French Cinematography: from the Lumières & Méliès to VR & AI