Gênero e política no jornalismo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4412Palavras-chave:
Gênero, política, jornalismoResumo
A partir de uma ampla amostra do noticiário de telejornais e de revistas semanais de informação, o paper analisa a representação da mulher na política brasileira. Parte-se da compreensão que, além dos desafios de concorrer e se eleger, as mulheres enfrentam dificuldades específicas para ascender às posições centrais do campo político. A sobrevivência de estereótipos de gênero constrange sua ação política e a visibilidade desta ação no noticiário jornalístico, num processo que se realimenta. Isto é, o âmbito considerado “próprio” para a política feminina é também aquele que menos impulsiona as carreiras políticas e que possui menor visibilidade na cobertura jornalística da política.Downloads
Referências
BICKFORD, S. The dissonance of democracy: listening, conflict, and citizenship. Ithaca: Cornell University Press, 1996.
BOURDIEU, P. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.
______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
______. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MIGUEL, L. F. Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova, São Paulo, n. 55-6, p. 155-84, 2002.
______. Representação política em 3-D: elementos para uma teoria ampliada da representação política. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, n. 51, p. 123-40, 2003.
YOUNG, I. M. Polity and group difference: a critique of the ideal of universal citizenship, em PHILLIPS, A. (ed.). Feminism and politics. Oxford: Oxford University Press, 1998.
_______Inclusion and democracy. Oxford: Oxford University Press, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.