O fotográfico e as mediações sociais em Pedro Costa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.43605Palavras-chave:
Fotografia e cinema, Mediação social, Retratos filmados, Pedro CostaResumo
O artigo se dedica à obra do português Pedro Costa a fim de examinar a mobilização do fotográfico diante das assimetrias de poder entre o cineasta e os sujeitos filmados. A análise recai sobre três vias: as fotografias do Caderno – Casa de Lava (2013); a incorporação de stills de Jacob Riis em Cavalo Dinheiro (2014); e, finalmente, as escolhas estéticas que evocam as imagens fixas pelos signos de imobilidade e pela tradição retratística. O argumento defendido é o de que o recurso ao fotográfico está associado a um projeto estético-político que, embora não dissipe as estruturas de poder, atua como mediação social face aos sujeitos filmados.
Downloads
Referências
À OESTE dos trilhos (铁西区). Direção: Wang Bing. China, 2003. Vídeo (551 min), son., color.
BARRADAS JORGES, Nuno. Living Daily, Working Slowly: Pedro Costa’s In Vanda’s Room. In: DE LUCA, Tiago; BARRADAS JORGE, Tiago (org.). Slow Cinema. Edimburgo: Edinburg University Press, 2016. p. 169-179.
BELLOUR, Raymond. Entre-Imagens: Foto, Cinema, Vídeo. Tradução de Luciana A. Penna. Campinas, SP: Papirus, 1997.
BELTING, Hans. Miroir du monde: L’Invention du Tableau Dans Les Pays-bas. Paris: Hanz, 2014.
BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e política. Tradução de Sergio Paulo
Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BING, Wang. Interview: Filming a Land in Flux. New Left Review, [s. l.], n. 82, jul./ago., 2013. Disponível em: https://newleftreview.org/issues/ii82/articles/bing-wang-filming-a-land-in-flux. Acesso em: 25 jun. 2022
BING, Wang. Remaining Images. In: Magician Space. [S. l.], 2020. Disponícel em: http://magician.space/exhibition/wang-bing-yi-cunde-ying-xiang. Acesso em: 5 maio 2022.
BURCKHARDT, Jacob. As Origens da Retratística Moderna. In: FERNANDES, Cássio (org.). Jacob Burckhardt: O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo: Fap-Unifesp, 2012. p. 187-200.
CAMPANY, David. Photography and Cinema. Londres: Reaktion Books, 2008.
CARTER, Christopher. Writing with Light: Jacob Riis’s Ambivalent Exposures. College English, [s. l.], v. 71, n. 2, p. 117-141, 2008.
CASA de lava. Direção: Pedro Costa. Portugal/França/Alemanha: Madragoa Filmes, 1994. (110 min), son., color., 35 mm.
CAVALO Dinheiro. Direção: Pedro Costa. Portugal: OPTEC, 2014. DCP (104 min), son., color.
COSTA, Pedro. Casa de lava - Caderno. Lisboa: Pierre von Kleist Editions, 2013.
COSTA, Pedro. [Entrevista cedida a] Carla Henriques. In: RDP. [S. l.], 6 set. 2013. Disponível em: https://www.rtp.pt/play/p389/e127883/entrevista-rdp. Acesso em: 3 mar. 2020.
COSTA, Pedro. Entrevista Com Pedro Costa. [Entrevista cedida a] Bruno Andrade, Cauby Monteiro e Cauê Dias Baptista. Foco: Revista de Cinema, [s. l.], 2017. Disponível em: http://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO8-9/costaentrevistadv.htm. Acesso em: 20 jun.
COSTA, Pedro. Horse Money: An Interview with Pedro Costa. [Entrevista cedida a] Aaron Cutler. Cineaste, [s. l.], v. XL, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.cineaste.com/summer2015/horse-money-pedro-costa-aaron-cutler. Acesso em: 20 jul. 2022.
COSTA, Pedro. Murmures Dans Un Corridor Lointain. [Entrevista cedida a] Miguel Armas. Lumière, [s. l.], out. 2014. Disponível em: http://elumiere.net/numero9/entrevista_costa/entrevista_costa_fr.php. Acesso em: 2 fev. 2020.
COSTA JÚNIOR, Edson Pereira da. A figura humana no cinema: matéria, desejo e comunidade. 2018. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Universidade de São Paulo, 2018.
COSTA JÚNIOR, Edson. Memories from the Darkness in the Films of Pedro Costa and Affonso Uchôa. Comparative Cinema, [s. l.], v. 9, n. 17, p. 38-56, 2021. https://doi.org/10.31009/cc.2021.v9.i17.03.
DAVIS, Glyn. Stills and Stillness in Apichatpong Weerasethakul’s Cinema. In: DE LUCA, Tiago; BARRADAS JORGE, Tiago (org.). Slow Cinema. Edimburgo: Edinburg University Press, 2016. p. 99-111.
DOANE, Mary Ann. Real Time: Instantaneity and the Photographic Imaginary. In: GREEN, David; LOWRY, Joanna. Stillness and Time: Photography and the Moving Image. Bringhton: Photoworks: Photoforum, 2006. p. 23-38
ELSAESSER, Thomas. Cinema como arqueologia das
mídias. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Edições
Sesc São Paulo, 2018.
EDWARDS, Elizabeth. Rastreando a Fotografia. In: BARBOSA, Andrea et al. A Experiência da Imagem na Etnografia. São Paulo: Terceiro Nome, 2016. p. 153-190.
FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: Uma Leitura do Retrato Fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
FOSTER, Hal. O Retorno do Real: A Vanguarda no Final do Século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GREEN, David. Marking Time: Photography, Film and Temporalities of the Image. In: GREEN, David; LOWRY, Joanna (org.). Stillness and Time: Photography and the Moving Image. Bringhton: Photoworks: Photoforum, 2006. p. 9-22.
KRAUSS, Rosalind. O Fotográfico. Tradução de Anne Marie Davée. Barcelona: GG, 2002.
LIM, Song H. Tsai Ming-Liang and a Cinema of Slowness. Honolulu: University of Hawai’s Press, 2014.
MULVEY, Laura. Death 24 x a Second: Stillness and the Moving Image. Londres: Reaktion Books, 2006.
OLIVEIRA JR., Luiz Carlos. Retratos em Movimento. ARS, [s. l.], v. 15, n. 31, p. 183-208, 2017.
PAI e filhos (Fu Yu Zi). Direção: Wang Bing. China/ França: Wil Productions, 2014. DCP (87 min), son., color.
PASCAL, Janet B. Jacob Riis: Reporter and Reformer. Nova York: Oxford University Press, 2005.
POMMIER, Edouard. Théories du Portrait. De la Renaissance aux Lumières. Paris: Gallimard, 1998.
RIIS, Jacob. How the Other Half Lives: Studies Among the Tenements of New York. Nova York: Dover Pubns, 1971.
RIIS, Jacob. The Making of an American. Nova York: Macmillan, 1902.
ROUILLE, André. A Fotografia: Entre Documento e Arte Contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Senac, 2009.
SÍNDROMES e Um Século (Sang Sattawat). Apichatpong Weerasethakul. Thailândia/ França/ Áustria: Kick the Machine: Anna Sanders Films: New Crowned Hope, 2006. (105 min), son., color., 35 mm.
SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TIO Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas (Loong Boonmee Raleuk Chat). Direção: Apichatpong Weerasethakul. Tailândia/ Inglaterra/ França/ Alemanha/ Espanha/ Holanda: Kick the Machine: Illuminations Films Past Lives, 2010. (114 min), son., color., 35 mm.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte: O Problema da Evolução dos Estilos na Arte Mais Recente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.