O fotográfico e as mediações sociais em Pedro Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.43605

Palavras-chave:

Fotografia e cinema, Mediação social, Retratos filmados, Pedro Costa

Resumo

O artigo se dedica à obra do português Pedro Costa a fim de examinar a mobilização do fotográfico diante das assimetrias de poder entre o cineasta e os sujeitos filmados. A análise recai sobre três vias: as fotografias do Caderno – Casa de Lava (2013); a incorporação de stills de Jacob Riis em Cavalo Dinheiro (2014); e, finalmente, as escolhas estéticas que evocam as imagens fixas pelos signos de imobilidade e pela tradição retratística. O argumento defendido é o de que o recurso ao fotográfico está associado a um projeto estético-político que, embora não dissipe as estruturas de poder, atua como mediação social face aos sujeitos filmados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Pereira da Costa Júnior, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo, SP, Brasil. Realizou pesquisa de pós-doutorado com bolsa PNPD/ CAPES no Departamento de Artes Plásticas da ECA- -USP (2019-2021). Pesquisador de pós-doutorado e professor participante temporário no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil – (FAPESP 21/02448-5).

Referências

À OESTE dos trilhos (铁西区). Direção: Wang Bing. China, 2003. Vídeo (551 min), son., color.

BARRADAS JORGES, Nuno. Living Daily, Working Slowly: Pedro Costa’s In Vanda’s Room. In: DE LUCA, Tiago; BARRADAS JORGE, Tiago (org.). Slow Cinema. Edimburgo: Edinburg University Press, 2016. p. 169-179.

BELLOUR, Raymond. Entre-Imagens: Foto, Cinema, Vídeo. Tradução de Luciana A. Penna. Campinas, SP: Papirus, 1997.

BELTING, Hans. Miroir du monde: L’Invention du Tableau Dans Les Pays-bas. Paris: Hanz, 2014.

BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e política. Tradução de Sergio Paulo

Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BING, Wang. Interview: Filming a Land in Flux. New Left Review, [s. l.], n. 82, jul./ago., 2013. Disponível em: https://newleftreview.org/issues/ii82/articles/bing-wang-filming-a-land-in-flux. Acesso em: 25 jun. 2022

BING, Wang. Remaining Images. In: Magician Space. [S. l.], 2020. Disponícel em: http://magician.space/exhibition/wang-bing-yi-cunde-ying-xiang. Acesso em: 5 maio 2022.

BURCKHARDT, Jacob. As Origens da Retratística Moderna. In: FERNANDES, Cássio (org.). Jacob Burckhardt: O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo: Fap-Unifesp, 2012. p. 187-200.

CAMPANY, David. Photography and Cinema. Londres: Reaktion Books, 2008.

CARTER, Christopher. Writing with Light: Jacob Riis’s Ambivalent Exposures. College English, [s. l.], v. 71, n. 2, p. 117-141, 2008.

CASA de lava. Direção: Pedro Costa. Portugal/França/Alemanha: Madragoa Filmes, 1994. (110 min), son., color., 35 mm.

CAVALO Dinheiro. Direção: Pedro Costa. Portugal: OPTEC, 2014. DCP (104 min), son., color.

COSTA, Pedro. Casa de lava - Caderno. Lisboa: Pierre von Kleist Editions, 2013.

COSTA, Pedro. [Entrevista cedida a] Carla Henriques. In: RDP. [S. l.], 6 set. 2013. Disponível em: https://www.rtp.pt/play/p389/e127883/entrevista-rdp. Acesso em: 3 mar. 2020.

COSTA, Pedro. Entrevista Com Pedro Costa. [Entrevista cedida a] Bruno Andrade, Cauby Monteiro e Cauê Dias Baptista. Foco: Revista de Cinema, [s. l.], 2017. Disponível em: http://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO8-9/costaentrevistadv.htm. Acesso em: 20 jun.

COSTA, Pedro. Horse Money: An Interview with Pedro Costa. [Entrevista cedida a] Aaron Cutler. Cineaste, [s. l.], v. XL, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.cineaste.com/summer2015/horse-money-pedro-costa-aaron-cutler. Acesso em: 20 jul. 2022.

COSTA, Pedro. Murmures Dans Un Corridor Lointain. [Entrevista cedida a] Miguel Armas. Lumière, [s. l.], out. 2014. Disponível em: http://elumiere.net/numero9/entrevista_costa/entrevista_costa_fr.php. Acesso em: 2 fev. 2020.

COSTA JÚNIOR, Edson Pereira da. A figura humana no cinema: matéria, desejo e comunidade. 2018. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Universidade de São Paulo, 2018.

COSTA JÚNIOR, Edson. Memories from the Darkness in the Films of Pedro Costa and Affonso Uchôa. Comparative Cinema, [s. l.], v. 9, n. 17, p. 38-56, 2021. https://doi.org/10.31009/cc.2021.v9.i17.03.

DAVIS, Glyn. Stills and Stillness in Apichatpong Weerasethakul’s Cinema. In: DE LUCA, Tiago; BARRADAS JORGE, Tiago (org.). Slow Cinema. Edimburgo: Edinburg University Press, 2016. p. 99-111.

DOANE, Mary Ann. Real Time: Instantaneity and the Photographic Imaginary. In: GREEN, David; LOWRY, Joanna. Stillness and Time: Photography and the Moving Image. Bringhton: Photoworks: Photoforum, 2006. p. 23-38

ELSAESSER, Thomas. Cinema como arqueologia das

mídias. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Edições

Sesc São Paulo, 2018.

EDWARDS, Elizabeth. Rastreando a Fotografia. In: BARBOSA, Andrea et al. A Experiência da Imagem na Etnografia. São Paulo: Terceiro Nome, 2016. p. 153-190.

FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: Uma Leitura do Retrato Fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FOSTER, Hal. O Retorno do Real: A Vanguarda no Final do Século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

GREEN, David. Marking Time: Photography, Film and Temporalities of the Image. In: GREEN, David; LOWRY, Joanna (org.). Stillness and Time: Photography and the Moving Image. Bringhton: Photoworks: Photoforum, 2006. p. 9-22.

KRAUSS, Rosalind. O Fotográfico. Tradução de Anne Marie Davée. Barcelona: GG, 2002.

LIM, Song H. Tsai Ming-Liang and a Cinema of Slowness. Honolulu: University of Hawai’s Press, 2014.

MULVEY, Laura. Death 24 x a Second: Stillness and the Moving Image. Londres: Reaktion Books, 2006.

OLIVEIRA JR., Luiz Carlos. Retratos em Movimento. ARS, [s. l.], v. 15, n. 31, p. 183-208, 2017.

PAI e filhos (Fu Yu Zi). Direção: Wang Bing. China/ França: Wil Productions, 2014. DCP (87 min), son., color.

PASCAL, Janet B. Jacob Riis: Reporter and Reformer. Nova York: Oxford University Press, 2005.

POMMIER, Edouard. Théories du Portrait. De la Renaissance aux Lumières. Paris: Gallimard, 1998.

RIIS, Jacob. How the Other Half Lives: Studies Among the Tenements of New York. Nova York: Dover Pubns, 1971.

RIIS, Jacob. The Making of an American. Nova York: Macmillan, 1902.

ROUILLE, André. A Fotografia: Entre Documento e Arte Contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Senac, 2009.

SÍNDROMES e Um Século (Sang Sattawat). Apichatpong Weerasethakul. Thailândia/ França/ Áustria: Kick the Machine: Anna Sanders Films: New Crowned Hope, 2006. (105 min), son., color., 35 mm.

SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TIO Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas (Loong Boonmee Raleuk Chat). Direção: Apichatpong Weerasethakul. Tailândia/ Inglaterra/ França/ Alemanha/ Espanha/ Holanda: Kick the Machine: Illuminations Films Past Lives, 2010. (114 min), son., color., 35 mm.

WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte: O Problema da Evolução dos Estilos na Arte Mais Recente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Costa Júnior, E. P. da. (2024). O fotográfico e as mediações sociais em Pedro Costa. Revista FAMECOS, 31(1), e43605. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.43605