Cosmotécnicas para sair da crise contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43476Palavras-chave:
Tecnodiversidade, Cosmotécnica, Tecnologia, Descolonização, Yuk HuiResumo
Resenha do livro Tecnodiversidade (2020), de Yuk Hui. A obra apresenta os conceitos de tecnodiversidade e cosmotécnica que forjam saídas para a crise simultaneamente ecológica, política e social cristalizada hoje. A partir deles, a tecnologia como uma ideia universal é rejeitada. O intuito é desvelar que nenhuma tecnologia é neutra, mas sim intrinsicamente política, já que carrega consigo pressupostos epistemológicos e ontológicos que submete seus usuários. Em última instância, a crítica decolonial visa fomentar localmente a investigação de uma gama variada de tecnologias, que foram sendo retiradas de circulação pela universalização da técnica, imposta unilateralmente pelo Ocidente há um grande número de territórios com a modernidade e a globalização. Yuk Hui oferece às tecnologias modernas um novo marco filosófico, que enxerga na diversidade um futuro plural, inclusivo e diverso.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.