Cinema e a Arte do Anacronismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.43380

Palavras-chave:

Cinema, Anacronismo, Robert Bresson

Resumo

Este estudo argumenta que a forma como os formatos de arte visual migram e se transformam de uma mídia para outra ao longo do tempo pode ser traçada em suas diferentes relações com a temporalidade. Ao introduzir um modelo de “anacronismo artístico”, é possível compreender melhor a forma como essas transformações ocorrem. Depois de estabelecer algumas das características teóricas do anacronismo, o estudo se volta para os filmes do cineasta francês Robert Bresson, e a forma como ele faz referência direta à pintura através de seus filmes. Tal exame fornece um modelo para estudos futuros que usam o anacronismo como forma de entender melhor a forma como as migrações ocorrem entre as mídias visuais.

 

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Biografia do Autor

Raymond Watkins, Pennsylvania State University (PSU), Pennsylvania, PA, United States.

PhD in Cinema and Comparative Literature from The University of Iowa, Iowa City, United States. Associate Teaching Professor in English and Humanities at The Pennsylvania State University, University Park, Pennsylvania. 

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

Watkins, R. (2022). Cinema e a Arte do Anacronismo. Revista FAMECOS, 29(1), e43380. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.43380

Edição

Seção

DOSSIÊ - MUDANÇAS TECNOLÓGICAS & CULTURAIS NA ERA DIGITAL