O Brasil mítico dos franceses
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3388Palavras-chave:
Comunicação, culturalismo, imaginárioResumo
O artigo destaca a imagem que os franceses têm do Brasil através da mídia, principalmente dos veículos impressos. Segundo o autor, essa adoração sentidapor um país tão cartesiano quanto a França não é gratuita, mas se dá por um vazio indicial de mutação do ethos francês e de uma saturação de valores.Downloads
Referências
CORBIN, Alain. L’homme et le paysage. Paris: Textuel, 2005.
DURKHEIM, Emile. Les formes élémentaires de la vie religieuse. Paris: F. Alcan, 1927.
FERNANDEZ, Dominique. La perle et le croissant. Paris: Plon, 1995.
MACHADO DA SILVA, Juremir. Brésil, Pays du présent. Paris: Desclée Brouwer, 1999.
MAFFESOLI, Michel. Au creux des apparences. Paris: Plon, 1990.
SPENGLER, Oswald. Le Déclin de l’Occident. Paris: Gallimard, 1948.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.