A vítima virtual e sua alteridade: a imagem do criminoso no noticiário de crime
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3377Palavras-chave:
Comunicação, risco, vítima virtualResumo
Esse artigo conceitua a forma contemporânea de produção de alteridade a partir da análise da mudança na imagem do criminoso no noticiário de crime do jornal O Globo entre os anos 1983 e 2001. Considerando que parte significativa da construção da alteridade depende das práticas de atribuição da responsabilidade, propomos que a mudança de imagem do criminoso está associada à passagem da norma ao risco como o conceito básico a partir do qual os indivíduos na cultura ocidental pensam o poder da ação humana.Downloads
Referências
Foucault, M. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 5 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
______. A arqueologia do saber, 5 edition. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
Garland, D. The culture of control : crime and social order in contemporary society. Chicago: University of Chicago Press, 2001.
Hacking, I. The taming of chance. Ideas in context. Cambridge [England]. New York: Cambridge University Press, 1990.
Hudson, B. Justice in the risk society : challenging and reaffirming justice in late modernity. London ; Thousand Oaks, Calif.: SAGE, 2003.
Luhmann, N. Risk: a sociological theory. Communication and social order. New York: A. de Gruyter, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.