Tecnologias, memória e esquecimento: da modernidade à contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.27.3322Palavras-chave:
Novas tecnologias, imagem, tempoResumo
A fim de melhor dimensionarmos as relações entre novas tecnologias, memória e esquecimento, partimos de uma retomada das recentes teses de Jonathan Crary a respeito do processo de modernização da percepção ao longo do século XIX. Tal recuo oferece uma dupla vantagem: a de rediscutir certos traços em geral atribuídos à “pós-modernidade” e à cibercultura, além de fornecer interessante contraponto para a tematização da problemática contemporânea da temporalidade, da memória e do esquecimento, em sua vinculação com as novas tecnologias informacionais. A partir desse contraponto, avançamos certas hipóteses e levantamos questões acerca da concepção de memória própria à cultura contemporânea, ligada à computação e à Internet - diversa daquela proposta por Bergson no final do século XIX - e exploramos algumas de suas conseqüências.Downloads
Referências
BAUMAN, Zigmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BERGSON, Henri. Oeuvres. Paris: PUF, 2001.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Ed. Globo, 1997.
CRARY, Jonathan. Suspensions of perception (attention, spectacle, and modern culture).Cambridge, Massachusetts/Londres: MIT Press, 1999.
_____. Techniques of the observer (on vision and modernity in the XIXth century).Cambridge, Massachusetts/Londres: MIT Press, 1990.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
FELINTO, Érick. Obliscência: por uma teoria pós-moderna da memória e do esquecimento. Revista Contracampo, n. 5. Niterói: IACS/UFF, 2002.
FERRAZ, M. C. Franco. Nove variações sobre temas nietzschianos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
_____. Percepção, imagem e memória na modernidade: uma perspectiva filosófica. Revista da Intercom, São Paulo, v. XXVII. jan./jun. 2004.
_____. Platão: as artimanhas do fingimento. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.
_____. Sociedade tecnológica: de Prometeu a Fausto. Revista Contracampo, n. 4. Niterói: IACS/UFF, 2000.
GOETHE. Zur Farbenlehre. v. 4. Weimar: H. B. Nachfolger, 1987.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. A modernização dos sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1988.
MARTINS, Hermínio. Hegel, Texas e outros ensaios de teoria social. Lisboa: Século XXI, 1996.
SABRA, A. I. Theories of light (from Descartes to Newton). Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
SEPPER, Dennis L. Goethe contra Newton (polemics and the project for a new science of colour). Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.