Alteridade, decepção e estigma no ciberespaço: desdobramentos da interação social mediada
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3301Palavras-chave:
Interação social, interação social mediada, alteridadeResumo
O artigo investiga a hipótese de as novas mídias representarem um ambiente a fornecer novos elementos para a interação social que, mesmo não replicando as configura- ções sociais próprias à interação face a face, não é capaz de eliminar a presença de elementos como alteridade, decepção e estigma. Argumenta-se que a percepção da alteridade no ciberespaço é marcadamente instrumental, uma vez que serve como norteadora para o estabelecimento de relações estigmatizantes.Downloads
Referências
ABELS, Heinz. Interaktion, Identität, Präsentation – Kleine Einführung in interpretative Theorien der Soziologie. Wiesbaden: Westdeutscher Verlag, 2001.
BERLO, David K. O processo da comunicação – introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BLUMER, Herbert. Symbolic interactionism – perspective and method. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1969.
DONATH, Judith S. “Identity and deception in the virtual community”, In: SMITH, Marc; KOLLOCK, Peter (eds.). Communities in cyberspace. London: Routledge, 2000.
GOFFMAN, Erving. Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
GOFFMAN, Erving. Interaction ritual. New York: Anchor Books, 1967.
JODELET, Denise. A alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, Angela (org.).Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998.
JONES, Steven G. The internet and its social landscape. In: JONES, Steven (org.). Virtual culture – Identity and communication in cybersociety. London: Sage, 1997.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Re(des)cobrindo o outro – Para um entendimento da alteridade na teoria das representações sociais. In: ARRUDA, Angela (org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1999.
MEAD, Georg H. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1972.
SENNET, Richard. The fall of public man. New York: W.W. Norton, 1992.
SIMMEL, Georg. On individuality and social forms, editado por D. Levine. Chicago: The University of Chicago Press, 1971.
SLEVIN, James. The internet and society. Cambridge: Polity Press, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.