O Cinema e “novas” tecnologias: o espetáculo continua
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.18.3165Palavras-chave:
Comunicação, cinema, tecnologiasResumo
O presente texto faz uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias no cinema contemporâneo, no sentido de mostrar que elas reativam antigas questões quanto à representação cinematográfica e que, apesar das transformações na maneira de fazer e de ver os filmes, a essência como foi concebido o espetáculo cinematográfico continua intacta.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Lʼanalyse des films. Paris: Nathan, 1988.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacres et simulation. Paris: Galilée, 1981.
BAZIN, André, Quʼest-ce que le cinéma? Paris: Cerf, 1993.
CASSETI, Francesco. Les théories du cinéma depuis 1945. Paris: Nathan, 1999.
BERGSON, Henri. Matière et mémoire. Paris: PUF, 1997.
DELEUZE, Gilles. Lʼimage-mouvement. Paris: Minuit, 1983.
LÉVY, Pierre. Quʼest-ce que le virtuel? Paris: La Découverte, 1995.
MAFFESOLI, Michel. La contemplation du monde. Paris: Grasset, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.