O Cinema e “novas” tecnologias: o espetáculo continua

Autores

  • Cristiane Freitas Universidade de Paris 5 - Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.18.3165

Palavras-chave:

Comunicação, cinema, tecnologias

Resumo

O presente texto faz uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias no cinema contemporâneo, no sentido de mostrar que elas reativam antigas questões quanto à representação cinematográfica e que, apesar das transformações na maneira de fazer e de ver os filmes, a essência como foi concebido o espetáculo cinematográfico continua intacta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Freitas, Universidade de Paris 5 - Sorbonne

Doutora em Sociologia pela Université de Paris V - Sorbonne.

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Lʼanalyse des films. Paris: Nathan, 1988.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacres et simulation. Paris: Galilée, 1981.

BAZIN, André, Quʼest-ce que le cinéma? Paris: Cerf, 1993.

CASSETI, Francesco. Les théories du cinéma depuis 1945. Paris: Nathan, 1999.

BERGSON, Henri. Matière et mémoire. Paris: PUF, 1997.

DELEUZE, Gilles. Lʼimage-mouvement. Paris: Minuit, 1983.

LÉVY, Pierre. Quʼest-ce que le virtuel? Paris: La Découverte, 1995.

MAFFESOLI, Michel. La contemplation du monde. Paris: Grasset, 1993.

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Freitas, C. (2008). O Cinema e “novas” tecnologias: o espetáculo continua. Revista FAMECOS, 9(18), 26–34. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.18.3165

Edição

Seção

Novas Tecnologias