Reconfigurações do público e do privado: mutações da sociedade tecnológica contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.15.3118Palavras-chave:
Arquitetura, sociedade tecnológica, pós-modernidadeResumo
Este texto investiga a alteração da dialética público/privado, que marcara a modernidade, no cenário da sociedade tecnológica contemporânea. A partir das teses de Richard Sennett, postas em diálogo com a analítica do poder foucaultiana, a modernidade é caracterizada segundo dois eixos centrais: privilégio do espaço privado sobre a esfera pública, propriamente política, e consolidação de certa experiência de si como interioridade. Nesta virada de século, delineiam-se o declínio de tal experiência de si e a correlata dissolução da nítida fronteira anteriormente traçada entre as esferas do público e do privado, tanto sob a forma da crescente privatização do espaço público quanto da emergência de novas formas de autotematização, de sociabilidade e de percepção de mundo. Como objeto de investigação, privilegia-se uma recente exposição de projetos arquitetônicos de moradias, no MOMA de Nova York, intitulada “A casa não-privada”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.