Narrativas digitais e estruturas circulares
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.14.3103Palavras-chave:
Narrativa, Arte digital, CriatividadeResumo
Este artigo aborda as narrativas literárias e a poesia criada e disponibilizada pelos meios digitais de informação. A autora indica alguns aspectos característicos desse tipo de narrativa, como a hibridação e a não-linearidade e, ainda, analisa a idéia de estrutura circular da narrativa como um elemento fundamental na sua concepção. Busca na Poesia Concreta uma influência para a criação poética que se dá no ambiente digital, através, especialmente, das idéias dos teóricos concretos sobre o círculo e o ideograma.
Downloads
Referências
BOLTER, Jay D. Writing space: the computer, hypertext, and the history of writing. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1991.
CAMPOS, Augusto e HAROLDO de, e Décio PIGNATARI. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos. 2 ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1975.
CAMPOS, Augusto e Haroldo de. Panorama do Finnegans Wake. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.
JOYCE, Michael. Afternoon, a story. Eastgate Systems, Cambridge: 1991.
KAC, Eduardo (ed.). Visible Language. 1996.
LANDOW, George. Hipertexto: la convergencia de la teoría crítica contemporánea y la tecnología. Barcelona: Paidós, 1995.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
LONGINO, Horácio. A poética clássica: ARISTÓTELES; introdução por Roberto de Oliveira Brandão, tradução direta do grego e do latim por Jaime Bruna, 7 ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
MACHADO,Arlindo. Formas expressivas da contemporaneidade. In: Ensaios sobre a contemporaneidade. São Paulo: PUC/SP, 1994.
MURRAY, Janet. Hamlet on the holodeck. The future of narrative in cyberspace. New York: Free Press, 1997.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.