Leituras iconográficas e pós-modernidade: da criação humana à criação do humano/máquina
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3053Palavras-chave:
Comunicação, Imagem, Pós-modernidadeResumo
A criação de imagens ou das propostas visuais pelos artistasde diversas épocas foi, gradativamente, sofrendo transformações no modo representativo nos campos da iconografia e da iconologia, devido às novas tecnologias e aos novos métodos científicos.Downloads
Referências
COUCHOT, Edmond. Images: de l’optique au numérique. Les arts visuels et l’évolution des technologies. Paris: Hermès, 1988.
DE VINCI, Leonardo. Tratado de la pintura. Madrid: Aguilar, 1950.
GOMBRICH, E.M. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
PADOVANI, U. História da filosofia. São Paulo: Melhoramentos: 1961.
PARENTE, André (Org.). Imagem máquina. A era das tecnologias. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.
POPPER, Frank. As imagens artísticas e a tecnociência. In: PARENTE, André. Imagem máquina . A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 201-213.
ROKEBY, David. Espelhos transformadores. In: DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI. A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997, p. 67-69.
THOMAS, Karin. Hasta hoy: estilos de las artes plasticas em el siglo XX. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.