Natureza, paisagem e afeto em post tenebras lux de Carlos Reygadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30207

Palavras-chave:

Natureza. Afeto. Carlos Reygadas.

Resumo

este artigo examina a relação entre natureza e afeto no filme Post Tenebras Lux (Carlos Reygadas, 2012). Trata-se de compreender os efeitos da construção de paisagens fílmicas e afetivas, a partir de uma análise das formas de enquadramento de espaços naturais e figuras humanas e não humanas. A análise sugere que, ao intercalar uma série de cenas independentes da narrativa principal, os espaços tornam-se desconexos e autônomos, desorganizando a continuidade narrativa e enfatizando o quadro como o lugar da materialização dos afetos. Dessa forma, propõe-se que o espaço cinematográfico e as estratégias de enquadramento enfatizam a materialidade do cinema e do mundo e fazem uma conexão entre natureza, humanos e animais, evocando múltiplas subjetividades e criando um filme preocupado com o caráter imanente do cinema. 

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Biografia do Autor

Mariana Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisadora de pós-doutorado PNPD/CAPES no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE.

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Publicado

2019-08-05

Como Citar

Cunha, M. (2019). Natureza, paisagem e afeto em post tenebras lux de Carlos Reygadas. Revista FAMECOS, 26(1), e30207. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30207

Edição

Seção

Cinema