Museus de simulacros
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1997.6.2963Palavras-chave:
Comunicação, museu, obra de arteResumo
Partindo da reflexão de alguns pensadores da contemporaneidade sobre a hegemonia das redes informáticas e mediáticas e suas consequências para as noções de memória, história e tradição-especialmente Paul Virilio (1993) e Pierre Levy (1993), gostaríamos de levantar algumas questões sobre as ideias de "orginalidade" e "autenticidade" da obra de arte, que são centrais na constituição do sistema de museus a que Burke se refere.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. La Precession des Simulacre. Paris: Ed. Galileé, 1978.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de suas Técnicas de Reprodução. Col. Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1980.
BURKE, Peter. "A Museuficação dos Museus". Caderno Mais! Folha de S. Paulo, 2 de junho de 1996.
DELEUZE, Gille. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1975.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: O desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 1993.
PARENTE, André. Imagem-Máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
THUILLIER, P. De Arquimedes a Eistein: A face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico e as Perspectivas do Tempo Real. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.