Entre brechas, cortes e rasuras: relações étnico-raciais e censura cinematográfica na ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.2.19927Palavras-chave:
Cinema brasileiro, censura, raça, etnicidadeResumo
Este artigo pretende analisar como os órgãos de censura avaliavam os filmes brasileiros durante o regime militar vigente entre 1964 e 1985. Mais precisamente, abordaremos os casos de quatro filmes: Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969), Iracema, uma transa amazônica (Jorge Bondanzky e Orlando Senna, 1974), Compasso de Espera (Antunes Filho, 1975) e Tenda dos Milagres (Nelson Pereira dos Santos, 1976). Partindo desses casos, buscaremos verificar em que medida a representação de situações de conflito étnico-racial incomodavam os agentes da censura à época, uma vez que o regime militar era claramente guiado pelas doutrinas do luso-tropicalismo e do nacional-desenvolvimentismo.Downloads
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