A retórica nos estudos de jornalismo e da comunicação: o potencial político do rhetorical criticism

Autores

  • Geder Parzianello Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.17275

Palavras-chave:

Retórica, Comunicação Social, Jornalismo

Resumo

Os estudos de comunicação são devedores da tradição retórica. A heterogeneidade de paradigmas que os constituem, a diversidade de métodos e a interdisciplinaridade bem pouco ortodoxa desse campo não foram ainda suficientes para ver reconhecidas nos estudos retóricos as dimensões investigativas de novas perguntas que remontam a velhas questões nos communication studies. Este artigo percorre o argumento em defesa desse resgate que é devido à retórica pela comunicação social e fornece, por meio de metodologia de pesquisa qualitativa e bibliográfica, as conclusões na direção de uma pesquisa em comunicação que se veja desafiada a novos domínios teóricos, tanto no Brasil quanto para além de nossas fronteiras.

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Biografia do Autor

Geder Parzianello, Universidade Federal do Pampa

Pós-doutor em estudos midiáticos pela Universidade Paderbon na Renânia do Norte, Alemanha. Doutor em Comunicação Social pela PUCRS e Mestre em Comunicação e Informação pela Ufrgs. Atualmente professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no RS.

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Publicado

2014-09-10

Como Citar

Parzianello, G. (2014). A retórica nos estudos de jornalismo e da comunicação: o potencial político do rhetorical criticism. Revista FAMECOS, 21(2), 504–517. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.17275

Edição

Seção

Jornalismo