Meritocracia na midiocracia: reflexões sobre Prêmios em Jornalismo na cultura profissional jornalística

Autores

  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.17236

Palavras-chave:

Jornalista, Meritocracia, Prêmios, Newsmaking

Resumo

Os prêmios em Jornalismo são dispositivos utilizados pelos News Promoters (Molotch e Lester) e Definidores Primários (Hall et al.) no intuito de acessar a Cultura Profissional (Schudson) e promover a certificação extraorganizacional de um ethos exemplar do que seria o bom e o mau, o êxito e o fracasso na profissão, nos moldes do Profissionalismo (Soloski). A partir do estudo de 114 premiações no Brasil, o artigo divulga resultados de uma tese de doutorado que mapeia condições sobre as quais os prêmios se organizam. As reflexões utilizam a triangulação da pesquisa e 30 classificações de dados tabulados.

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Biografia do Autor

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação, formado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação (PPGFAC) da Universidade de Brasília (UnB) a partir do vínculo com os seguintes projetos de pesquisa credenciados no CNPQ: A ideia do pós-Jornalismo (2010-2013), O Jornalismo como Teoria Democrática (2006-2010) e Como o Terceiro Setor pauta a mídia (2003-2006). Professor adjunto do mestrado em Comunicação Organizacional do PPGSSCOM da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2014-09-12

Como Citar

Dias, R. (2014). Meritocracia na midiocracia: reflexões sobre Prêmios em Jornalismo na cultura profissional jornalística. Revista FAMECOS, 21(2), 595–621. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.17236

Edição

Seção

Jornalismo