Inovações estilísticas na telenovela: a situação em Avenida Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.16648Palavras-chave:
Televisão brasileira, Telenovela, CognitivismoResumo
Exame da telenovela Avenida Brasil (Globo, 2012), por meio da metodologia da análise audiovisual, com o objetivo de detectar inovações estilísticas. Com base no conceito de schemata, utilizado por pesquisadores de linha cognitivista, como Patrick C. Hogan e David Bordwell, procura-se indicar que um processo de revisão de paradigma ocorre na ficção televisiva brasileira, no sentido da renovação de características estilísticas consagradas pelo sucesso de décadas de produção. A análise parte da ideia, sustentada por Edgar Morin, de que a cultura de massa se caracteriza também por uma dinâmica de conservação e inovação. No período atual, algumas telenovelas brasileiras, de que Avenida Brasil é provavelmente o melhor exemplo, absorvem schemata audiovisuais testados no cinema e em outras mídias, reconfigurando-os segundo suas próprias necessidades narrativas e comunicacionais.Downloads
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