Simetrias, repetições e variações - a Missa em dó menor de Mozart em Um condenado à morte escapou, de Robert Bresson

Autores

  • Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14279

Palavras-chave:

Robert Bresson, Cinema, Música

Resumo

Nos filmes do diretor francês Robert Bresson, especialmente naqueles da fase intermediária de sua carreira, foi comum o uso de música pré-existente do repertório clássico, e a distribuição de tais trechos musicais no filme possui analogias com a peça de origem. Em Um condenado à morte escapou (1956), partes instrumentais e corais oriundas do Kyrie da Missa em dó menor de Mozart estão distribuídas simetricamente ao longo do filme, evocando a simetria do próprio Classicismo de Mozart. A música também simboliza o caminho do protagonista, um prisioneiro durante a Segunda Guerra Mundial, que deve passar da solidão para a comunicação com os outros a fim de conseguir escapar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

AJAME, Pierre. Le cinéma selon Bresson. Les Nouvelles Littéraires, 26 mai. 1966.

ASPAHAN, Pedro. Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

BLANCHOT, Maurice. La communauté inavouable. Paris: Minuit, 1983.

BRESSON, Robert. Propos de Robert Bresson. Cahiers du Cinéma, n. 75, p. 3-9, out. 1957.

______. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras, 2008.

BRIOT, René. Robert Bresson. Paris: Les Éditions du Cerf, 1957.

CUNNEEN, Joseph. Robert Bresson: a spiritual style in film. New York: The Continuum International Publishing, 2003.

DAHAN, Danielle. Robert Bresson: une téléologie du silence. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2004.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: Presses Universitaires de France, 1968.

DEVIGNY, André. Un condamné à mort s´est échappé. Figaro Littéraire: 20 nov. 1954 e 27 nov. 1954.

DEVIGNY, André. Un condamné à mort s´est échappé. Paris: Gallimard, 1956.

DOUCHE, Sylvie. Robert Bresson: de la musique à l´ineffable. Diplôme d´Études Approfondies (DEA) de Musique et Musicologie. Paris IV, 1994.

GORBMAN, Claudia. Auteur music. In: GOLDMARK, Daniel, KRAMER, Lawrence, LEPPERT, Richard (org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.

HOCQUARD, Jean-Victor. Mozart. Paris: Seuil, 1994.

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La Musique et l´Ineffable. Paris: Seuil, 1983.

KENYON, Nicholas. Mozart: vida, temas e obras. Lisboa: Edições 70, 2008.

MAGNY, Joel. L´expérience intérieur de Robert Bresson. Cinéma, n. 294, Dossier Robert Bresson, jun. 1983.

NYS, Carl de. La musique religieuse de Mozart. Paris: Presses Universitaires de France, 1982.

PIVA, Manlio. L´inquadratura sonora: immagine e suono in Robert Bresson. Padova: Esedra, 2004.

SADIE, Stanley. Mozart. Porto Alegre: L&PM, 1988.

SÉMOLUÉ, Jean. Bresson. Paris: Flammarion, 1993.

ZAMARCOIS, Joaquim. Curso de formas musicales. Barcelona: Editorial Labor, 1994.

Referências audiovisuais (em ordem cronológica)

BRESSON, Robert. Um condenado à morte escapou (Un condamné à mort s´est echappé ou Le vent souffle où il veut). Robert Bresson, França, 1956.

BRESSON, Robert. Pickpocket. França, 1959.

BRESSON, Robert. O processo de Joana d´Arc (Le procès de Jeanne d´Arc). França, 1962.

BRESSON, Robert. A grande testemunha (Au hasard Balthazar). França/Suécia, 1966.

BRESSON, Robert. Mouchette, a virgem possuída (Mouchette). França, 1967.

BRESSON, Robert. Uma mulher suave (Une femme douce). França, 1969.

BRESSON, Robert. O diabo provavelmente (Le diable probablement). França, 1977.

BRESSON, Robert. O dinheiro (L´argent). França, 1983.

Downloads

Publicado

2014-06-03

Como Citar

Amorim Melo Alvim, L. B. (2014). Simetrias, repetições e variações - a Missa em dó menor de Mozart em Um condenado à morte escapou, de Robert Bresson. Revista FAMECOS, 21(1), 329–351. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14279

Edição

Seção

Cinema