Comunicação da saúde: um estudo comparado sobre a divulgação do câncer de mama Brasil-EUA

Autores/as

  • Sônia Bertol Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5850

Palabras clave:

Comunicação da saúde, câncer de mama, análise de enquandramente

Resumen

Neste estudo usamos um esquema interpretativo fornecido pela Análise de Enquadramento, Agenda Setting e da Teoria do Aprendizado Social, para argumentar que cientistas e jornalistas comunicam as novidades da Ciência de modos diversos. Através da análise dos dados de periódicos científicos e jornalísticos que divulgam o câncer de mama, nós encontramos apoio significante para nossas predições. As implicações destas diferenças entre a comunicação primária (interpares) e a comunicação secundária (público leigo) para a comunicação da saúde são discutidas, às vezes apresentando-se como convergências, às vezes como divergências. Quando bem esclarecidas e compreendidas, fazem avançar a Comunicação da Saúde, obtendo resultados positivos no bem estar das populações.

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Biografía del autor/a

Sônia Bertol, Universidade de Passo Fundo

Professora da Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2009-09-22

Cómo citar

Bertol, S. (2009). Comunicação da saúde: um estudo comparado sobre a divulgação do câncer de mama Brasil-EUA. Revista FAMECOS, 16(39), 105–111. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5850

Número

Sección

Narrativas Mediáticas