Différance e Comunicação

Autores/as

  • Flávio Vinicius Cauduro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.5401

Palabras clave:

Comunicação, différance, signo

Resumen

Segundo a semiótica pós-estruturalista, um signo, uma forma, um texto, não podem mais continuar sendo considerados como simples veículos ou receptáculos para o transporte e propagação de um conteúdo, sentido, ou significado único, fixo, prédeterminado; porque sinais materiais só “contêm” a si mesmo, passando a produzir sentido ou significado somente quando interpretados, isto é, só depois de conectados com outros sinais, presentes no texto (in prae-sentia) e/ou na memória do sujeito interpretante (textos in absentia). Portanto, o que sempre nos surge pela frente são marcas sem significação e que só passam a ter sentido quando e se as interpretarmos. Logo, signos não podem ser enviados, mas apenas recebidos (Harland 1987: 132). É a nossa leitura/escrita que transforma qualquer troca ou comunicação de sinais em signos.

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Biografía del autor/a

Flávio Vinicius Cauduro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

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Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Cauduro, F. V. (2008). Différance e Comunicação. Revista FAMECOS, 6(10), 67–73. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.5401

Número

Sección

Filosofía y comunicación