Gamearte: uma poética de interação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.5397Palabras clave:
Gamearte, tecnologia, inteligência artificialResumen
Gamearte é uma pesquisa que procura na linguagem do game eletrônico desenvolver uma poética artística digital interativa e de compartilhamento de espaços virtuais em instalações e na rede mundial de computadores, por meio da tecnologia da realidade virtual. A poética em desenvolvimento é marcada por uma reflexão onde o lúdico simula situações ou testa ruptura na desconstrução de outros modelos sociais. Modelagens físicas, mídias interativas, modificações randômicas, banco de dados iconográficos, mensagens subliminares e a inteligência artificial fazem parte dessa atmosfera virtual. Nesse sentido, o texto apresenta o desenvolvimento da pesquisa citando alguns teóricos importantes para o trabalho, tais como Ray Kurzweil, cientista e escritor que afirmou que em breve não será mais possível distinguir entre o pensamento humano e a capacidade das máquinas de processar e compreender os dados. Descreve, ainda, a história do game eletrônico, em função do seu desenvolvimento tecnológico como a aplicação da inteligência artificial e do design de suas interfaces gráficas e sensoriais.Descargas
Citas
DAMER, Bruce. Avatars: exploring and building virtual worlds on the Internet. Berkeley: Peachpit Press, 1998.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mille Plateaux: capitalisme et schizophrénie. Paris: Lês Editions de Minuit, 1980.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
KING, Lucien. Game On: the history and culture of videogames. London: Laurence King Publishing Ltd, 2002.
MATTELART, Michèle et Armand. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2000.
MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. Autopoiesis and Cognition. Boston: D. Reidel, 1980.
PLANT, Sadie. Mulher Digital: o feminino e as novas tecnologias. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1999.
POOLE, Steve. ‘Character Forming’. In: Game On: the history and
culture of videogames, King, Lucien. London: Laurence King Publishing Ltd, p. 76-85, 2002.
SPILLER, Neil. Cyber Reader: critical writtings for digital era. Londres: Phaidon, 1999.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.