Gamearte: uma poética de interação

Autores/as

  • Mario Maciel Universidade de Brasília
  • Suzete Venturelli Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.5397

Palabras clave:

Gamearte, tecnologia, inteligência artificial

Resumen

Gamearte é uma pesquisa que procura na linguagem do game eletrônico desenvolver uma poética artística digital interativa e de compartilhamento de espaços virtuais em instalações e na rede mundial de computadores, por meio da tecnologia da realidade virtual. A poética em desenvolvimento é marcada por uma reflexão onde o lúdico simula situações ou testa ruptura na desconstrução de outros modelos sociais. Modelagens físicas, mídias interativas, modificações randômicas, banco de dados iconográficos, mensagens subliminares e a inteligência artificial fazem parte dessa atmosfera virtual. Nesse sentido, o texto apresenta o desenvolvimento da pesquisa citando alguns teóricos importantes para o trabalho, tais como Ray Kurzweil, cientista e escritor que afirmou que em breve não será mais possível distinguir entre o pensamento humano e a capacidade das máquinas de processar e compreender os dados. Descreve, ainda, a história do game eletrônico, em função do seu desenvolvimento tecnológico como a aplicação da inteligência artificial e do design de suas interfaces gráficas e sensoriais.

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Biografía del autor/a

Mario Maciel, Universidade de Brasília

Mestrando em Arte, Instituto de Artes da Universidade de Brasília

Suzete Venturelli, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília. Doutora em Artes e Ciências da Arte pela Universidade Sorbonne Paris 1. Pesquisadora do CNPq, nível 1C, Coordenadora do GT Criações e Poéticas Digitais (Compós).

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Cómo citar

Maciel, M., & Venturelli, S. (2008). Gamearte: uma poética de interação. Revista FAMECOS, 11(23), 51–58. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.5397

Número

Sección

Cibercultura