Inteligência Coletiva: comunicação, capitalismo cognitivo e micropolítica

Autores/as

  • Rogério da Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4801

Palabras clave:

Inteligência coletiva, capitalismo cognitivo, micropolítica

Resumen

Os processos de colaboração estão presentes por toda a parte em nossa sociedade. Na esfera da comunicação as redes digitais popularizaram as ações colaborativas, sendo o fenômeno das comunidades virtuais seu fato mais marcante. Já no âmbito do trabalho imaterial, vamos encontrar um forte apelo às redes de colaboração, que tornou-se um refrão ecoando por todo o mundo organizacional. Há mais de uma década o conceito de inteligência coletiva passou a ser sinônimo dessa noção de colaboração, tanto na comunicação quanto no campo do trabalho. Mas será que o conceito se esgota aí? O presente artigo resulta de uma reflexão sobre essas dimensões do conceito de inteligência coletiva e da abertura a uma nova dimensão, a micropolítica, onde ele passa a ser entendido como resistência aos processos de alienação do capitalismo cognitivo.

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Biografía del autor/a

Rogério da Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2009-01-27

Cómo citar

da Costa, R. (2009). Inteligência Coletiva: comunicação, capitalismo cognitivo e micropolítica. Revista FAMECOS, 15(37), 61–68. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4801

Número

Sección

Dosier ABCiber