Reflexividade e Jornalismo: algumas aproximações
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4418Palabras clave:
Jornalismo, reflexividade, sociedadeResumen
Neste artigo utilizamos o conceito de reflexividade, proposto por Anthony Giddens, para compreendermos algumas das condições que envolvem as relações entre jornalismo e sociedade em condições de modernidade. O primeiro movimento se dá em torno da noção de reflexividade, conceito tido por Giddens como fundamental para a compreensão das transformações pelas quais tem passado a modernidade. Em um segundo momento, tomamos como referência os conceitos de noticiabilidade, agendamento e enquadramento, fundamentais para a compreensão do jornalismo, inclusive as muitas negociações que os atores sociais com ele empreendem. Na seqüência, identificamos como a reflexividade é um conceito que se presta a uma dimensão metodológica na explicitação dos modos como a mídia, e particularmente o jornalismo, interagem com o conjunto social.Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
CARVALHO, Carlos Alberto de. Visibilidades mediadas nas narrativas jornalísticas: a cobertura da Aids pela Folha de S. Paulo de 1983 a 1987. 2000. Dissertação (mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
______. A transformação da intimidade. São Paulo: Editora da Unesp, 1993.
GOFFMAN, Erving. Frame analysis - an essay on the organization of experience. Boston: Northeastern University Press, 1986.
HOHLFELDT, Antonio. Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação. In: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C., FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
GOMIS, Lorenzo. Teoria del periodismo – como se forma el presente. Barcelona: Ediciones Paidós, 1991.
MAIA, Rousiley. Mídia e deliberação: atores críticos e o uso político da razão. In: CASTRO, Maria Ceres Pimenta Spínola & MAIA, Rousiley (orgs.). Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
MOUILLAUD, Maurice & PORTO, Sérgio Dayrell (org.). O jornal – da forma ao sentido. Brasília: Paralelo 15, 1997.
PONTE, Cristina. Para entender as notícias – linhas de análise do discurso. Florianópolis: Insular, 2005.
SILVEIRINHA, Maria João. O lançamento da moeda européia e seus enquadramentos na imprensa. In: XXVIII INTERCOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2005. Disponível em: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/18029/1/R0199-1.pdf Acesso em: 1 maio 2007.
TUCHMAN, Gaye. A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.