Memes em weblogs: proposta de uma taxonomia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3411Palabras clave:
Meme, Taxonomia, Weblogs, Redes midiáticasResumen
O artigo a seguir propõe uma taxonomia de memes para weblogs, a partir da observação sistemática de campo. Após, realiza-se uma discussão de como as características desses memes geram diferentes impactos na rede social e diferentes dinâmicas dentro desses weblogs.Descargas
Citas
ADAR, Eytan e ADAMIC, Lada. Tracking Information Epidemics in Blogspace. Disponível em http://www.cond.org/ trackingblogepidemics.pdf. Acesso em 05/ 12/2005.
BARABÁSI, Albért-László. Linked: How everything is connected to everything else and what it means for business, science and everyday life. New York: Plume, 2003.
BARBROOK, Richard. Meme Critique. Disponível em http://www.acc.at/meme/symp/ contrib/barbro.html Acesso em 12/08/2005.
BJARNESKANS, Henrik, GRONNEVIK, Bjarne e SANDBERG, Anders. The Lifecycle of Memes. Disponível em http://www.aleph.se/ Trans/Cultural/Memetics/memcycle.html . Acesso em 12/08/2005.
BLACKMORE, Susan. The Meme Machine. Oxford: Oxford University Press, 1999.
_____. The evolution of the meme machine. Trabalho apresentado no International Congress on Ontopsychology and Memetics, Milão, 2002. Disponível em: http://www.susanblackmore.co.uk/ Conferences/Ontopsych.htm. Acesso em 06/12/2005.
BLOOD, Rebecca. The Weblog Handbook. Cambridge, MA: Perseus Publishing, 2002.
BOYD, Danah. Friendster and Publicity Articulated Social Networking. Conference on Human Factors Computing Systems (CHI, 2004), Vienna, Abril, 2004.
CAMPBELL, Susan; FOUCHÉ, Sandro e WEISS, Kenneth. Blogscape: Cartography on Social Networks. Disponível em http:// www.wam.umd.edu/~susanc/blogscape/. Acesso em 12/12/2005.
CARVALHO, Rosa Meire. Diários Íntimos na Era Digital. Diários Públicos, Mundos Privados. Dissertação de mestrado. Universidade Federal da Bahia, 2003. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-rosa- meire-diarios-publicos-mundos- privados.pdf
DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. (1979) Coleção O Homem e a Ciência, volume 7. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.
DENNETT, Daniel. The Evolution of Culture. Disponível em http://www.edge.org/ 3rd_culture/dennet/dennet_p2.html Acesso dia 12/08/2005.
GLADWELL, Malcom. O Ponto de Desequilíbrio: Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
GRANOVETTER, Mark. The Strenght of Weak Ties. In: The American Journal of Sociology, Vol. 78, No. 6, Maio de 1973. (p. 1360-1380)
GRUHL, D et. al. Information diffusion through Blogspace. Anais da WWW2004, May, 2004. New York, USA. Disponível em: http:// www.www2004.org/proceedings/docs/ 1p491.pdf. Acesso em 12/12/2005.
HEYLIGHEN, F. Memetics. Disponível em http://pespmcl.vub.ac.br/MEMEREP.html Publicado em 1994. Acesso em 05/08/2005.
LEMOS, André. A Arte da Vida: Diários Pessoais e Webcams na Internet. Trabalho apresentado no GT de Comunicação e Sociedade Tecnológica No X Encontro da Compós, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002. Disponível em http:// www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/tics/ 2002/andrelemos.html. Acesso em 20/05/ 2003.
MARLOW, Cameron. Audience, Structure and Authority in Weblog Community. Disponível em http://overstated.net/media/ ICA2004.pdf Acesso em 03/05/2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.