A cultura Blog: questões introdutórias
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3236Palabras clave:
Cultura e Comunicação, Tecnologia e Sociedade, WeblogsResumen
Aos mais “integrados”, o fenômeno Blog (ou Weblog) tem sido considerado demonstração positiva da evolução da cultura da internet. Tratando-se de ferramentas de publicação on-line os blogs, há alguns anos, têm assumido o papel de noticiar visões individuais (e de pequenas coletividades), locais e especializadas sobre diversos temas. Entre os assuntos mais publicados estão as vidas privadas de seus próprios autores (blogueiros). Porém, longe de ser apenas espaço de construção e de representação de identidades individuais, este formato serve estrategicamente às produções small media. Os signos relacionados aos (e nos) Blogs falam muito mais que somente das possibilidades técnicas desta ferramenta: não só o meio é a mensagem como são também todo seu contexto e produtores.Descargas
Citas
BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
BENAKOUCHE, Tamara. Tecnologia e Sociedade: contra a
noção de impacto tecnológico. Cadernos de Pesquisa, n.
, CFH/UFSC, Florianópolis, set/1999.
BLOOD, Rebecca. Weblogs: A History and Perspective.
Disponível em: http://www.rebeccablood.net/essays/weblog_
history.html Acesso em: 10 de fevereiro de 2003.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: A Era da informação - economia, sociedade e cultura. v. 1, 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FEATHERSTONE, Mike. A Globalização da Complexidade: Pós-modernismo e cultura de consumo. RBCS, n. 32, ano
, out. 1996.
GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. São
Paulo: Unesp, 1991.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Campinas:
Papirus, 1996.
JONKATZ, Post. Here Comes the Weblogs. In: Slashdot.org.
Disponível em: www.directhop.com/cgi-bin/smartframe/
smartframe.cgi?http://slashdot.org/features/99/05/13/
shtml Acesso em: 15 jul. 2000.
PAZ, Carolina Rodrigues; BENAKOUCHE, Tamara.
“Co munidade EJA On-line: um ambiente Web para
integração de profissionais e pesquisadores da EJA. In: II TELECONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS, 2002, Brasília. Anais... Brasília: UCB, 2002. Disponível em: http://www.idilica.com.br/projetos.html Acesso em: 7 de set. 2002.
______. Comunidade EJA On-line: Uma Proposta para
Integração dos Profissionais e Pesquisadores da Educação
de Jovens e Adultos (EJA) na Web. 2003. 100 f. Dissertação
(Mestrado em Engenharia de Produção) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
RHEINGOLD, Howard. The Virtual Community (The Electronic
Version). 1998. Disponível em: http://www.rheingold.com/vc/
book. Acesso em: 5 mar. 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura das Mídias. São Paulo: Razão
Social, 1992.
UNESCO. Small medias, new voices. The UNESCO Courier. Paris, n. 2, fevereiro, 2000. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001187/118789e.pdf
Acesso em: 5 mar. 2002.
WINKIN, Yves. A Nova Comunicação: Da Teoria ao Trabalho
de Campo. Campinas: Papirus, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.