Interação social e novas mídias: elementos para uma análise de interação mediada
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.18.3172Palabras clave:
Interação social, novas mídias, interacionismo simbólicoResumen
Diante do uso crescente de novas mídias, em especial da internet, estamos confrontados com algumas questões que merecem uma atenção mais acurada: de que forma as novas mídias são encaradas como parte da interação humana? Quais as conseqüências de interfaces interativas para a interação social? Este artigo faz uma reflexão teórica preliminar em torno dessas questões, investigando a hipótese de as novas mídias fornecerem novos elementos para a interação social. A abordagem do interacionismo simbólico, embora se limitando à análise da interação face a face, servirá como ponto de partida para essa discussão.Descargas
Citas
AXT, Margarete. Linguagem e telemática: tecnologias para inventar-construir conhecimento. In: PELLANDA, Nize Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (org.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. . Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
BERLO, David K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BLUMER, Herbert. Symbolic interactionism: perspectives and method. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1969.
DONATH, Judith S. Identity and deception in the virtual community. In: SMITH, Marc A.; KOLLOCK, Peter (eds.). Communities in cyberspace. London: Routledge, 2000.
FONSECA, Tania Mara Galli. Subjetivação na perspectiva da diferença: heterogênese e devir. In: PELLANDA, Nize Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (org.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
GRAHAM, Gordon. The Internet: a philosophical inquiry. London: Routledge, 2000.
KASTRUP, Virginia. Novas tecnologias cognitivas: o obstáculo e a invenção. In: PELLANDA, Nize Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (org.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
LEMOS, André. As estruturas antropológicas do cyberespaço. Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2000. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/estrcy1.html.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARASCHIN, Cleci. Conhecimento, escola e contemporaneidade. In: PELLANDA, Nize Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (org.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
MEAD, Georg H. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1972.
McLUHAN, Marschall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1996.
PALACIOS, Marcos. Cotidiano e sociabilidade no ciberespaço: apontamentos para discussão. In: NETO, Antônio Fausto; PINTO, Milton José (org.). O indivíduo e as mídias. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996.
PARSONS, Talcott. Toward a general theory of action. Cambridge/MA: Harvard University Press, 1962.
SANDBOTHE, Mike. Interaktivität – Hypertextualität – Transversalität. Eine medienphilosophische Analyse des Internet. In: MÜNKER, Stefan; ROESLER, Alexander (eds.). Mythos Internet. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.
SIMMEL, Georg. On individuality and social form. Chicago: The University of Chicago Press, 1971.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Editora Ática, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.