A publicidade como suporte pedagógico: a questão da discriminação na publicidade da Sukita

Autores/as

  • Clóvis de Barros Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.16.3143

Palabras clave:

Comunicação, publicidade, discriminação

Resumen

A pesquisa que empreendemos durante o primeiro semestre de 2001 teve como objeto as percepções de mensagem publicitária (refrigerante Sukita) por alunos de segundo ano de Ensino Médio, durante exposição e debate em sala de aula. Esse estudo tinha como objetivo primeiro a verificação da pertinência do uso de uma publicidade como suporte pedagógico para discussão de um tema transversal (discriminação em função da idade). A análise dos dados registrados aponta para uma tendência, por parte dos alunos, de manifestação espontânea pouco crítica em relação ao modelo “socialmente autorizado” de abordagem erótico-afetiva proposto indiretamente pela mensagem publicitária.

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Biografía del autor/a

Clóvis de Barros Filho, Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade Cásper Líbero e da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

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Publicado

2008-04-10

Cómo citar

de Barros Filho, C. (2008). A publicidade como suporte pedagógico: a questão da discriminação na publicidade da Sukita. Revista FAMECOS, 8(16), 122–135. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.16.3143

Número

Sección

P & P

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