Design gráfico & pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3088Palabras clave:
Comunicação, Design Gráfico, Pós-ModernismoResumen
Neste artigo é feita uma breve recapitulação das origens e desdobramentos da estética modernista nas artes visuais e no design para ser esboçado após um pequeno histórico do design pós-moderno. Observa-se então que um estilo muito utilizado no design atual lembra a estética visual do palimpsesto, pela sobreposição deliberada de várias camadas semi-transparentes de elementos visuais. A intenção dos designers parece ser a de querer pluralizar cada vez mais a leitura de suas peças, propondo a significação como um jogo de ilimitadas possibilidades de realização.Descargas
Citas
CAUDURO, F V Semiotics and Design: For an intertextualized dialogical praxis’, PhD thesis, Department of Typography & Graphic Communication, University of Reading, 1990
______, F V Desconstrução e Tipografia digital’, in Revista Arcos, vol.1, nº1, Rio de Janeiro: ESDI, 23-31, 1998
DERRIDA, J Of Grammatology, traduzido por Gayatri Spivak, Baltimore, Maryland: The John Hopkins University Press, 1967
______, J Writing and Difference, traduzido por Alan Bass, London: Routledge & Kegan Paul, 1967
______, J Margins of Philosophy, traduzido por Alan Bass, Chicago: Chicago University Press, 1972
FREUD, S On Metapsychology: The Theory of Psychoanalysis. Beyond the Pleasure Principle, the Ego and the Id, and other works, The Pelican Freud Library, Vol 11, trad. do alemão sob a supervisão de James Strachey, volume compilado e editado por Angela Richards, London: Penguin Books, 1925
HARLAND, R Superstructuralism, New Accents, ed.THawkes, London: Methuen, 1987
HARVEY, D Condição pós-moderna, 7a. edição, trad. de Adail U. Sobral & Maria S. Gonçalves, São Paulo: Edições Loyola, 1989
JENKS, C What is Post-Modernism?, 2a. ed., New York: St.Martin’s Press, 1987
KEEP, C & MCLAUUGHLIN, T “The Mystic Writing Pad”, in The Electronic Labyrinth, Disponível em: http://jefferson.village.virginia.edu/elab/hfl0257.html, 1995
______, C & MCLAUUGHLIN, T “Palimpsest”, in The Electronic Labyrinth, http://jefferson.village.virginia.edu/elab/hfl0243.html, 1995
LEVICK, M & Young, S The Big Picture: Murals of Los Angeles, London: Thames and Hudson, 1998
LIPPARD, L R Pop Art (with contributions by Lawrence Alloway, Nancy Marmer and Nicolas Cals), New York: Frederick A. Praeger, 1966
LOVEJOY, M Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media, 2nd edition, Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 1997
LUPTON, Ellen, & MILLER, J. Abbott Design Writing Research: Writing on Graphic Design, New York: Princeton Architectural Press, 1996
MARTINS, Wilson A palavra escrita: História do livro, da imprensa e da biblioteca. Com um capítulo referente à propriedade literária, 2a. edição, Vol. 49, São Paulo: Editora Ática, 1996
MEGGS, Philip B. A History of Graphic Design, 2a. ed., New York: Van Nostrand Reinhold, 1992
MORAIS, Frederico Arte Moderna, Arte Pós-moderna, cartaz,4a. ed., Rio de Janeiro, 1977
QUINION, M B “Palimpsest”, in Weird Words, http://quinion.com/words/weirdwords/ww-pal1.htm, 1998
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.