Contribuições para o estudo dos meios de comunicação

Autores/as

  • Luiz Martino Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3085

Palabras clave:

Comunicação, Teorias da Comunicação, Tecnologias

Resumen

Partindo da tentativa de situar os estudos dos meios de comunicação em relação às principais correntes teóricas da comunicação de massa, o texto desenvolve um estudo da definição do conceito e dos planos de análise dos meios de comunicação. Na primeira parte é exposto um rápido panorama dos estudos de comunicação, onde se constata a lacuna dos estudos de meios. A segunda parte é constituída por uma proposta de conceituação e estudo dos meios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Martino, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universite de Paris V. Professor na Universidade de Brasília

Citas

AMADO LEVY-VALENSI, Eliane, La Communication. PUF, 1967.

DURAND, Jacques, Les Formes de la Communication. Dunod/ Bordas. Paris, 1981.

JENSEN, Klaus, BRUHN et ROSENGREN, Karl Erik, ”Cinq traditions à la Recherche du Public”, Revue Hermès, n° 11-12, numéro spécial. CNRS Editions. Paris, 1993 (Version originelle: European Journal of Communications, SAGE, London, Vol. 5, 1990).

KATZ, E. “A propos des médias et de leurs effets”, in SFEZ, L. (org.) Technologies et Symboliques de la Communication. Colloque de Ceresy 1988 Press Universitaire de Grenoble, 1990, pp. 275-282 (Tradução para o português de L.C. Martino, mecanografado, Brasília, 1999).

LEROI-GOURHAN, André, Le Geste et la Parole : la mémoire et les rythmes. Albin Michel. Paris, 1991.

MARTINO, Luiz C., “Télévision et Conscience”. Tese de Doutorado. UFR de Sciences Sociales, Université Réné Descartes, Sorbonne Paris-V. Paris, junho de 1997.

MATTELART, Armand, História das Teorias da Comunicação Loyola. São Paulo.

WOLF, Mauro, Teorias da Comunicação. Presença. Lisboa, 1995.

Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Martino, L. (2008). Contribuições para o estudo dos meios de comunicação. Revista FAMECOS, 7(13), 103–114. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3085

Número

Sección

Teorías