O pensamento filosófico como uma rede virtual: atualizações em tempos de redes comunicacionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3021Palabras clave:
Comunicação, filosofia, virtualResumen
A comunicação, na busca de referências sobre os reflexos de sua prática, deve aproximar-se da filosofia para colher em pleno tempo das redes uma rede de pensamento dispersa pelo tempo, mas que forma o virtual da filosofia, a instância da conservação e da potência de ser atualizada como perspectiva teórica e como orientação em pesquisas nesta área. Criando uma imagem, pode-se ver o rio de Heráclito, o fluxo do devir. Em uma margem, a comunicação em redes digitais, a cultura pós-moderna, a vertigem evo-lucionista da relação com a técnica, a globalização e as injustiças sociais da chamada sociedade de consumo ou da informação. Do outro lado do rio, a filosofia, com suas escolas, sistemas e doutrinas: um permanente estado de debate virtual das questões do ser, do homem e do mundo.Descargas
Citas
ALLIEZ, E. Deleuze filsofia virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
BAUDRILLARD, J. El crímen perfecto. Barcelona: Anagrama, 1996.
DELEUZE, G. In: ALLIEZ, E. Deleuze filosofia virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
MENEZES MARTINS, F. E. Informação e cultura no tempo das redes. In: Tendências na Comunicação, Porto Alegre: L&PM, 1998.
______. Assim teria falado Zara-tustra. In: Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, n. 7, Porto Alegre: Edipucrs, nov. 1997.
NIETZSCHE, F. W. El ocaso de los ídolos. Madrid: A-L Mateos, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.