Newsmaking e fotografia: um exemplo das rotinas de produção noticiosa aplicadas ao fazer fotográfico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3015Palabras clave:
Comunicação, newsmaking, fotografiaResumen
As abordagens à produção jornalística dizem respeito, normalmente, ao texto verbal, ou, na melhor das hipóteses, tomam-no como parâmetro de linguagem para a análise do todo complexo que constitui um jornal ou uma revista. No entanto, o texto lingüístico não é senão uma parte, uma das linguagens envolvidas no sistema de significação de uma publicação jornalística; uma parte extremamente importante, bem entendido. Mas, no mínimo, outras três poderiam ser citadas de imediato: o design gráfico, a ilustração e a fotografia, cada uma dotada de especificidades que nem sempre são reconhecidas. Considerada por muito tempo como secundária, como adendo, a visualidade das notícias é determinante na construção de sentidos no jornalismo. Não é à toa que a estética de jornais e revistas se sofistica a cada dia, buscando atender públicos específicos e, assim, comunicar melhor.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: O Óbvio e o Obtuso: Ensaios Críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 11-25.
FELIZARDO, Luiz Carlos. A Técnica como Sintaxe da Imagem. Texto base da Oficina, A Técnica como Sintaxe da Imagem, ministrada durante a VI Semana Nacional de Fotografia, INFoto, em Ouro Preto, agosto de 1987.
GURAN, Milton. Linguagem Fotográfica e Informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992.
HALL, Stuart. The Determination of News Photographs. In: The manufacture of News: A Reader. Stan Cohen and Jock Young, eds. Beverly Hills, Sage, 1973. p. 176-190.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ática, 1989.
MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular: Introdução à Fotografia. São Paulo: Brasiliense/Funarte, 1984.
MOREIRA LEITE, Mirian Lifchitz. A Fotografia e as Ciências Humanas. In Boletim Informativo e Bibliográfico da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: n. 25, 1988, p. 83-90.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura das Mídias. São Paulo: Razão Social, 1992.
SCHMITT, Fernando B. A Fotografia e seus Textos: nos limites do discurso possível. 1993. Monografia (Texto de conclusão do Curso em Comunocação Social) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.