O corpo do/no discurso midiático das dietas: efeitos do novo e da novidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27408Palabras clave:
Corpo, Dietas, MídiaResumen
A pesquisa busca investigar e refletir, na perspectiva teórica da Análise do Discurso (Pêcheux; Orlandi), em interface com pesquisadores das Ciências Sociais, o sujeito e os efeitos de sentido produzidos pelo discurso midiático das dietas e suas supostas novidades. O corpus da pesquisa é composto por revistas e sites que divulgam e promovem as novas dietas. A nossa hipótese é a de que o discurso midiático das novas modalidades de regime afeta a constituição do sujeito e sua relação com o corpo na atualidade. Esse discurso, com uma linguagem sempre ancorada em simbolismos, promete que o novo (a nova dieta, o novo exercício) por si só, é e será sempre o melhor, mesmo que o surgimento de coisas novas ocorra numa velocidade incompatível com a capacidade dos sujeitos de consumi-las e entendê-las em sua totalidade. O discurso midiático do mercado das dietas faz circular sentidos de um corpo-projeto que contrastam com a obsolescência do corpo da realidade. O sujeito é convocado a viver na encruzilhada entre a excelência imposta pelas ferramentas midiáticas e a imperfeição da realidade.Descargas
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