A Publicidade e Um Novo Controle Social

Autores/as

  • Marino Boeira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1994.1.2661

Palabras clave:

Comunicação, publicidade, consumidores

Resumen

Embora o Brasil seja classificado muitas vezes como um país de terceiro e até quarto mundo, é fora de dúvida que dentro dele existem bolsões de consumo típicos do primeiro mundo. Mesmo que estes bolsões correspondam a 20% ou 30% do total da população brasileira, eles significam 30 ou 40 milhões de consumidores que vivem na região sul e sudeste, e também nas capitais e grandes cidades de praticamente todos os estados brasileiros. Essas pessoas são diariamente bombardeadas por uma barragem publicitária que nada fica a dever, em qualidade e quantidade, a que sofrem os consumidores da Europa, Estados Unidos ou Japão. A questão a ser discutida é como toda essa massa de anúncios, vídeo-tapes, filmes, jingles, spots e malas-diretas é recebida pela sociedade e até que ponto ela é passível de uma receptividade crítica.

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Biografía del autor/a

Marino Boeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Citas

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Publicado

2008-02-28

Cómo citar

Boeira, M. (2008). A Publicidade e Um Novo Controle Social. Revista FAMECOS, 1(1), 55–59. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1994.1.2661

Número

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