Notas sobre o documentário contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.35896

Palavras-chave:

Ensaio fílmico, Dispositivo, Filmes em primeira pessoa

Resumo

Neste artigo, apresento um panorama da produção contemporânea do documentário, ressaltando a sua complexidade e destacando algumas das suas tendências mais instigantes, a exemplo da proliferação dos dispositivos, da emergência dos filmes em primeira pessoa, da consagração do ensaio e da retomada dos arquivos com fins de ressignificação. No entanto, apesar do esforço analítico, é preciso lembrar que uma das características do documentário, na contemporaneidade, se refere à complexidade das práticas fílmicas que, não raro, conjugam diferentes procedimentos numa única obra, o que nos impede de investir em classificações rigorosas. Portanto, o texto se apresenta, prioritariamente, como um mapeamento e exploração desse campo artístico em sua multiplicidade, mas sem propósitos conclusivos ou assertivos.

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Biografia do Autor

Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil.

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Publicado

2020-09-17

Como Citar

de Aquino Rodrigues, L. R. (2020). Notas sobre o documentário contemporâneo. Revista FAMECOS, 27(1), e35896. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.35896

Edição

Seção

Audiovisual