Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8801Palavras-chave:
Gênero televisivo, mapa das mediações, Jesús Martín-BarberoResumo
Buscamos compreender os deslocamentos operados por Jésus Martín-Barbero no conceito de mediação e na configuração do mapa das mediações e, neste, o lugar dos gêneros televisivos. Argumentamos que, na sua obra, o conceito de mediação se consolida na direção da concepção de mediação na obra e que o mapa das mediações vai se definindo de modo a se configurar como um modelo de análise que possibilita olhar a totalidade do processo cultural. Argumentamos que, embora pareça hesitar entre uma concepção de gênero como categoria textual e uma concepção de gênero como estratégia de comunicabilidade, Martín-Barbero efetivamente constrói as bases para a definição de um conceito de gênero televisivo como categoria cultural e, nesse movimento, para uma abordagem analítica que tome em causa o processo de comunicação na sua vinculação com a cultura, a política e a sociedade.Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BUTSCH, Richard. Five decades and three hundred sitcoms about class and gender. In: EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Org.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008, p. 111-135.
CAWELTI, John G. The Six-Gun Mystique. Ohio: Bowling Green University Popular Press, 1971.
EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Ed.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008.
FABBRI, Paolo. Le comunicazioni di massa in Italia: sguardo semiótico e malocchio de La sociologia. Versus, n. 5, maio/ago. 1973. Disponível em: www.semioticamente.it/versus/files/fabbri-vs5.pdf Acesso em: 12 maio 2009.
GOMES, Itania Maria Mota. A noção de gênero televisivo como estratégia de interação: o diálogo entre os cultural studies e os estudos da linguagem. Revista Fronteira, São Leopoldo, v. 4, n. 2, p. 11-28, 2002.
______. Efeito e Recepção: a interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media. Rio de Janeiro: E-Papers, 2004.
______. Questões de método na análise do telejornalismo: premissas, conceitos, operadores de análise. Revista E-compos, ed. 8, abril, 2007. Disponível em: http://www .compos.org.br/seer/index.php/ecompos/article/view/126/126 Acesso em: 12 maio 2009.
JONES, Jeffrey P. Beyond genre: cable’s impact on the talk show. In: EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Org.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008, p. 156-175.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. México: Gustavo Gilli,
______. De los medios a las practicas. Cuadernos de comunicación y prácticas sociales, México, n. 1, p. 9-18, 1990.
______. La comunicación en las transformaciones del campo cultural. Alteridades, México, v. 3, n. 5, p. 59-68, 1993.
______. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton de
(Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 39-68.
______. Experiencia audiovisual y desorden cultural. In: MARTÌN-BARBERO, Jesús; ROCHE, Fábio López de la (Orgs.).
Cultura, medios y sociedad. Colombia: Ces/Universidad Nacional, 1998, p. 27-64.
______. Aventuras de un cartógrafo mestizo en el campo de la comunicación. Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 19, jul. 1999. Disponível em: http://www.ull.es/publicaciones/latina/a1999fjl/64jmb.htm.
______. Ofício de Cartógrafo. Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
______. Dos meios às mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006a.
______. Pistas para entre-ver meios e mediações. Dos meios às mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, p. 11-21, 2006b.
NEWCOMB, Horace. Reflections on TV: The Most Popular Art. In: EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Org.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008, p. 17-36.
______. The Most Popular Art. New York: Anchor Press, 1974.
PECORA, Norma. The changing face of children’s television. In: EDGERTON, Gary R.; ROSE, Brian (Org.). Thinking outside the box. A contemporary television genre reader. Kentucky: The University Press of Kentucky, 2008, p. 91-110.
RONSINI, Veneza V. Mayora. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção). In: XIX Compós, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIX Encontro da Compós. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2010.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.