O Perigo Vermelho no cinema brasileiro: as narrativas de exilados e ex-presos políticos da ditadura militar no documentário contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7543Palavras-chave:
Documentário, memória, Ditadura militarResumo
Na primeira década de 2000, o cinema brasileiro demonstrou um crescente interesse por retratar nas telas episódios da ditadura militar no país, remexendo em feridas, em assuntos complexos, dolorosos de nosso passado. O que para alguns militares soou como um revanchismo dos comunistas ou da esquerda brasileira que teriam invadido a mídia brasileira. Sendo assim, a partir da análise dos filmes Vlado, 30 anos depois (2005), Hércules 56 (2006) e Caparaó (2006) procuramos apontar algumas reflexões iniciais de como o documentário brasileiro contemporâneo, ao atualizar o passado da ditadura militar a partir de um compromisso ético e político com a memória daqueles que participaram da luta armada no país, trava uma batalha estética contra o esquecimento e a denegação de um período sombrio da recente história brasileira.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. Magia e técnica, arte e política. v.1. São Paulo: Brasiliense, 1985.
D’aRAUJO, Maria Celina; SOARES, Gláucio Ary Dillon; CASTRO, Celso (Orgs.). Visões do golpe: a memória militar sobre 1964. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Verdade e memória do passado. Projeto História, São Paulo, v.17, p. 213-221, 1998.
MARTINS FILHO, João Roberto. A guerra da memória: a ditadura militar nos depoimentos de militantes e militares. Varia História, Belo Horizonte, n. 28, p. 178-199, dez. 2002.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (1917-1964). São Paulo:
Perspectiva, 2002.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, p. 7-29, dez. 1993.
RAMOS, Fernão. Teoria Contemporânea do Cinema: Documentário e Narratividade Ficcional. vol. 2. São Paulo: Senac, 2005.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.