O Perigo Vermelho no cinema brasileiro: as narrativas de exilados e ex-presos políticos da ditadura militar no documentário contemporâneo

Autores

  • Cássio dos Santos Tomaim Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7543

Palavras-chave:

Documentário, memória, Ditadura militar

Resumo

Na primeira década de 2000, o cinema brasileiro demonstrou um crescente interesse por retratar nas telas episódios da ditadura militar no país, remexendo em feridas, em assuntos complexos, dolorosos de nosso passado. O que para alguns militares soou como um revanchismo dos comunistas ou da esquerda brasileira que teriam invadido a mídia brasileira. Sendo assim, a partir da análise dos filmes Vlado, 30 anos depois (2005), Hércules 56 (2006) e Caparaó (2006) procuramos apontar algumas reflexões iniciais de como o documentário brasileiro contemporâneo, ao atualizar o passado da ditadura militar a partir de um compromisso ético e político com a memória daqueles que participaram da luta armada no país, trava uma batalha estética contra o esquecimento e a denegação de um período sombrio da recente história brasileira.

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Biografia do Autor

Cássio dos Santos Tomaim, Universidade Federal de Santa Maria

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Como Citar

Tomaim, C. dos S. (2010). O Perigo Vermelho no cinema brasileiro: as narrativas de exilados e ex-presos políticos da ditadura militar no documentário contemporâneo. Revista FAMECOS, 17(2), 59–67. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7543

Edição

Seção

Dossiê Ditadura