Telejornalismo a serviço do público: a voz do povo em cena

Autores

  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jhonatan Mata Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6881

Palavras-chave:

Serviço público, telejornalismo, popular

Resumo

Na sociedade do telejornalismo, os noticiários de TV cumprem uma função pública e buscam nos cidadãos que representam a cada edição, ou nas imagens que os jornalistas constroem do público, princípios legitimadores do conhecimento socialmente produzido a cada edição. A proposta nesse texto é evidenciar a colocação da população em cena, como ator social com direito à voz, e analisar em que medida por meio da utilização desse recurso audiovisual, os jornalistas envolvidos com a produção dos telejornais tentam construir vínculos com a audiência, e colocar o telejornalismo a serviço do público. O estudo tem como recorte empírico, para a análise da participação popular, os discursos veiculados nos telejornais de uma emissora local, a TV Alterosa – Juiz de Fora.

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Biografia do Autor

Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio doutoral na Columbia University (NY).

Jhonatan Mata, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Como Citar

Coutinho, I., & Mata, J. (2010). Telejornalismo a serviço do público: a voz do povo em cena. Revista FAMECOS, 17(1), 65–73. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6881

Edição

Seção

Pesquisa em Televisão