Gyorgy Lukàcs (1885-1971): um marxista trágico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6874Palavras-chave:
Gyorgy Lukàcs, marxismo trágico, teoria sobre o romanceResumo
A vida de Gyorgy Lukàcs repercute de uma maneira surpreendente em algumas frases de sua Théorie sur le Roman (Teoria sobre o Romance), publicada em 1916. Nessa obra, ele diz: “(O) herói trágico se substitui ao homem vivo de Homero, […] porque ele recebe dele sua chama que está se apagando e que ele faz brilhar de novo”. Intitulado Les civilisations closes, este ensaio explora o mundo da epopéia, aquele de uma unidade metafísica irrespirável para todos.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Une réconciliation extorquée. Der Monat, 11è année, (Nov. 1958), p. 37 sq. Trad. franç. S. Muller. Notes sur la Littérature. p. 171 à 199 . Paris: éd. Flammarion, 1984, p. 441.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.