A comunicação nas encruzilhadas da Esfinge, de Hermes, Mercúrio, Exu e Maria Padilha: ditos, não-ditos, interditos e mal-entendidos

Autores

  • Armindo Bião Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6323

Palavras-chave:

Encruzilhadas da comunicação, etnocenologia, ditos, interditos e mal-entendidos

Resumo

A presente comunicação se encontra nas encruzilhadas das ciências humanas (antropologia, filosofia, história e sociologia) com as ciências sociais aplicadas (comunicação), as letras (portuguesas, espanholas e francesas) e as artes (canto, dança, dramaturgia, teatro e ópera). Trata-se da perspectiva transdisciplinar e gaia da etnocenologia (Duvignaud, 1996)¹ , que se situa, por sua vez, em diversas encruzilhadas, entre as artes e as ciências (no âmbito destas, entre as ciências do espírito e as da natureza, Geistwissenchaften X Naturwissenchaften), entre os objetos do real e do ideal, do material e do espiritual e entre os objetos que possuem e aqueles que não possuem existência.

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Biografia do Autor

Armindo Bião, Universidade Federal da Bahia

Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia

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Como Citar

Bião, A. (2009). A comunicação nas encruzilhadas da Esfinge, de Hermes, Mercúrio, Exu e Maria Padilha: ditos, não-ditos, interditos e mal-entendidos. Revista FAMECOS, 16(40), 91–96. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6323

Edição

Seção

Representações na Contemporaneidade