O legado de Chicago e os estudos de recepção, usos e consumos midiáticos

Autores

  • Adriana Braga Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Édison Gastaldo Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5845

Palavras-chave:

Escola de Chicago, interacionismo simbólico, consumo midiático e recepção

Resumo

Este artigo busca articular alguns temas e conceitos propostos no quadro teórico geral da chamada “Escola Sociológica de Chicago” ao campo de estudos da recepção, dos usos e consumo midiáticos. Tradicionalmente considerada uma vertente do pensamento sociológico, a teoria da Escola de Chicago tem sido retomada por alguns/as pesquisadores/as da área pela grande pertinência para o estudo de fenômenos da comunicação, tanto em situações face a face quanto em interações comunicativas mediatizadas. A partir de uma releitura de textos clássicos desta escola de pensamento, nomeadamente os de William I. Thomas, George Herbert Mead e Herbert Blumer, são apontadas neste texto perspectivas teórico-metodológicas para o estudo de fenômenos comunicacionais contemporâneos.

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Biografia do Autor

Adriana Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Édison Gastaldo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do Programa de Pós-Graduação em em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

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Publicado

2009-09-22

Como Citar

Braga, A., & Gastaldo, Édison. (2009). O legado de Chicago e os estudos de recepção, usos e consumos midiáticos. Revista FAMECOS, 16(39), 78–84. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5845

Edição

Seção

Pensar a Comunicação