Discussão sobre o receptor ativo na Escola de Frankfurt
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5468Palabras clave:
Comunicação, teorias da comunicação, teoria críticaResumen
A crítica e a indústria cultural frankfurtiana transformou-se nos últimos anos numa espécie de espectro que ronda a consciência dos estudiosos da comunicação. Nesse período, a reflexão crítica perdeu terreno diante do discurso entusiasta, quer em relação ao progresso técnico, quem em relação ao bom senso das massas.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. Consignas. Buenos Aires: Amorrortu, 1973.
______. Intervenciones. Caracas: Montevila, 1974.
______. Gesammelte Schriften. [IX.1]. Frankfurt: Suhrkamp, 1975.
______. Scritti Sociologici. Tutim: Einaudi, 1976.
______. Sociologia. São Paulo: Atica, 1986.
______. Bajo el signo de los astros. Barcelona: Laia, 1986b.
______. The Culture Industry. Londres: Routledge, 1991.
______. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
______. Introducción a la sociologia. Barcelona: Gedisa, 1996.
HANSEN, Miriam. Mass Culture as Hieroglyphic Writing. In: New German Critique, 56, p. 43-73, 1992.
HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. Temas básicos da sociologia. São Paulo: Cultrix, 1978.
______. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
HONNETH, Axel. The Critique of Power. Cambridge (MA), MIT Press: 1991.
MARQUES DE MELO, J. Desafios da pesquisa latino-americana de comunicação. In: Simpósio de comunicações e artes, v. 5. São Paulo: ECA, 1990.
MODLESKI, Tania (Ed). Studies in Entertainment. Bloomington, Indiana, Indiana University Press, 1986.
STRINATI, Dominic. As Introduction to the Theories of Popular Culture. Londres: Routledge, 1995.
WILTON, Mauro (Org). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo, Brasiliense, 1995.

