Gamearte: uma poética de interação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.5397Palavras-chave:
Gamearte, tecnologia, inteligência artificialResumo
Gamearte é uma pesquisa que procura na linguagem do game eletrônico desenvolver uma poética artística digital interativa e de compartilhamento de espaços virtuais em instalações e na rede mundial de computadores, por meio da tecnologia da realidade virtual. A poética em desenvolvimento é marcada por uma reflexão onde o lúdico simula situações ou testa ruptura na desconstrução de outros modelos sociais. Modelagens físicas, mídias interativas, modificações randômicas, banco de dados iconográficos, mensagens subliminares e a inteligência artificial fazem parte dessa atmosfera virtual. Nesse sentido, o texto apresenta o desenvolvimento da pesquisa citando alguns teóricos importantes para o trabalho, tais como Ray Kurzweil, cientista e escritor que afirmou que em breve não será mais possível distinguir entre o pensamento humano e a capacidade das máquinas de processar e compreender os dados. Descreve, ainda, a história do game eletrônico, em função do seu desenvolvimento tecnológico como a aplicação da inteligência artificial e do design de suas interfaces gráficas e sensoriais.Downloads
Referências
DAMER, Bruce. Avatars: exploring and building virtual worlds on the Internet. Berkeley: Peachpit Press, 1998.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mille Plateaux: capitalisme et schizophrénie. Paris: Lês Editions de Minuit, 1980.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
KING, Lucien. Game On: the history and culture of videogames. London: Laurence King Publishing Ltd, 2002.
MATTELART, Michèle et Armand. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2000.
MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. Autopoiesis and Cognition. Boston: D. Reidel, 1980.
PLANT, Sadie. Mulher Digital: o feminino e as novas tecnologias. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1999.
POOLE, Steve. ‘Character Forming’. In: Game On: the history and
culture of videogames, King, Lucien. London: Laurence King Publishing Ltd, p. 76-85, 2002.
SPILLER, Neil. Cyber Reader: critical writtings for digital era. Londres: Phaidon, 1999.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.