Gamearte: uma poética de interação

Autores

  • Mario Maciel Universidade de Brasília
  • Suzete Venturelli Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.5397

Palavras-chave:

Gamearte, tecnologia, inteligência artificial

Resumo

Gamearte é uma pesquisa que procura na linguagem do game eletrônico desenvolver uma poética artística digital interativa e de compartilhamento de espaços virtuais em instalações e na rede mundial de computadores, por meio da tecnologia da realidade virtual. A poética em desenvolvimento é marcada por uma reflexão onde o lúdico simula situações ou testa ruptura na desconstrução de outros modelos sociais. Modelagens físicas, mídias interativas, modificações randômicas, banco de dados iconográficos, mensagens subliminares e a inteligência artificial fazem parte dessa atmosfera virtual. Nesse sentido, o texto apresenta o desenvolvimento da pesquisa citando alguns teóricos importantes para o trabalho, tais como Ray Kurzweil, cientista e escritor que afirmou que em breve não será mais possível distinguir entre o pensamento humano e a capacidade das máquinas de processar e compreender os dados. Descreve, ainda, a história do game eletrônico, em função do seu desenvolvimento tecnológico como a aplicação da inteligência artificial e do design de suas interfaces gráficas e sensoriais.

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Biografia do Autor

Mario Maciel, Universidade de Brasília

Mestrando em Arte, Instituto de Artes da Universidade de Brasília

Suzete Venturelli, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília. Doutora em Artes e Ciências da Arte pela Universidade Sorbonne Paris 1. Pesquisadora do CNPq, nível 1C, Coordenadora do GT Criações e Poéticas Digitais (Compós).

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Como Citar

Maciel, M., & Venturelli, S. (2008). Gamearte: uma poética de interação. Revista FAMECOS, 11(23), 51–58. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.5397

Edição

Seção

Cibercultura